sexta-feira, 21 de outubro de 2016

As canções sagitarianas dos musicais




Sagitário

Signo de fogo regido por Júpiter, que confere generosidade, nobreza, sinceridade e dignidade, bem como uma natureza otimista e jovial, e um caráter justo. São sempre detalhistas, exigentes, impulsivos. Exuberantes e entusiasmados, podem tender ao exagero, às vezes.


 

“Out Tonight”
Rent 
(Jonathan Larson)

"Que horas são?
Deve ser perto da meia-noite
Meu corpo está falando comigo
Ele diz, 'Hora do perigo'
Ele diz ‘Eu quero cometer um crime'
'Quero ser a causa de uma briga'
Eu quero vestir uma saia justa
E flertar com um estranho"
Jonathan Larson se inspirou em La Bohème de Puccini para escrever Rent, uma ópera rock sobre jovens artistas aspirantes ao sucesso que batalham por oportunidades e para pagar as contas, em uma Nova York sob a sombra da epidemia de AIDS. Rent estreou em 1996 tanto off-Broadway quanto na Broadway, e foi um sucesso estrondoso de público e crítica, ganhando prêmios como o Tony de melhor musical e o Pulitzer. Infelizmente Larson faleceu abruptamente um dia antes do musical fazer sua estreia off-Broadway e não chegou a testemunhar o sucesso de sua obra.




Interessam-se por turismo, viagens, aventuras, assuntos comunitários, política, religião, comércio, esportes, e adoram desafios.Sagitarianos gostam de liberdade, de viajar, das leis, da aventura e da capacidade de compreender. São superficiais, descuidados e inquietos. Não toleram sentir-se preso a uma situação, de ter que se preocupar com detalhes.



Apesar dos vários nomes de peso envolvidos, Chicago ficou à sombra de A Chorus Line na época de sua estreia em 1975. A direção de Fosse, que quebrava frequentemente a quarta parede, incomodou o público. A montagem esteve prestes a fechar as portas depois que Gwen Verdon precisou fazer uma cirurgia após engolir uma pena durante o espetáculo, mas Liza Minnelli se ofereceu para substituí-la por um mês, e acabou alavancando a popularidade do musical. A montagen de 1996 conseguiu mais sucesso que a original, faturou 6 Tonys e continua até hoje em cartaz.


“All That Jazz”
Chicago
(Kander/Ebb)


"Ligue o carro
Eu conheço um lugar animado
Onde o gim é frio,
Mas o piano é quente
É apenas um corredor barulhento
Onde há confusão toda noite
E todo aquele jazz"



Espaço e movimento são essenciais para seu equilíbrio físico e mental, e precisam sempre conservar a sua independência. Benevolência e generosidade são marcas características de Sagitário. Elas são personalidades bonachonas. Adoram festas e costumam ser ótimos convivas.





“Cabaret”
Cabaret
(Kander/Ebb)


"Que há de bom em ficar sentado
Sozinho no seu quarto?
Venha ouvir a música tocar
A vida é um Cabaret, parceiro
Venha para o Cabaret (...)
Venha provar o vinho,
Venha ouvir a banda
Venha soprar sua corneta,
Comece a festejar
Venha por aqui, sua mesa o espera"

Em Goodbye to Berlin, Christopher Isherwood criou contos baseados em suas experiências na Berlin dos anos 30, durante a ascensão do nazismo na Alemanha. Suas memórias geraram logo várias adaptações, entre elas Cabaret, o musical sobre o Kit Kat Club, um cabaré onde a cantora americana Sally Bowles se apresentava. Com canções de Kander e Ebb e a direção de Fosse, Cabaret estreou na Broadway em 1966. Em 1972, o próprio Fosse levou Cabaret para o cinema, com mudanças significativas na história, estrelando Liza Minnelli e Joel Grey. Cabaret foi dos primeiros filmes de Hollywood a falarem abertamente de temas como aborto e homossexualidade.




Às vezes são inconstantes, e costumam se interessar por vários assuntos ou atividades, sem se aprofundar em nenhum. Pelo lado positivo, são intelectuais, honestos, sinceros e simpáticos. Se caracterizam por seu otimismo, modéstia e bom humor.



Em 1957, Elvis Presley foi recrutado pelo exército americano, e acabou deixando em sua carreira um hiato de dois anos. Esse inusitado acontecimento levou Lee Adams e Charles Strouse e o dramaturgo Michael Stewart a escreverem Bye Bye Birdie, uma comédia musical satírica estrelada por Dick Van Dyke e Chita Rivera. O musical estreou em 1960 e ganhou versões para o cinema em 1963, telefilme em 1995, além de várias outras montagens teatrais. Put On a Happy Face foi regravada por vários crooners como Tony Bennett posteriormente.

 

“Put On A Happy Face”
Bye Bye Birdie
(Strouse/Adams)


"Eu conheci uma menina tão triste
Ela nunca ria ou cantava
Ela não quis me ouvir
Agora ela é uma coisinha velha rabugenta
Então espalhe raios de sol por todo o lugar
E coloque um sorriso no rosto”



Os sagitarianos são inteligentes, de raciocínio brilhante, profundo e lógico. Ensinam e aprendem com igual facilidade. Muito intuitivos e diplomáticos, são ótimos para lidar com situações de risco. São tão otimistas que às vezes chegam a ser irresponsáveis.



 
“Always Look on The Bright Side of Life”
Spamalot
(Eric Idle)


"A vida é uma merda
Quando você olha bem
A vida é uma gargalhada
E a morte é uma piada, é verdade
Você vai ver que é tudo um show
Faça-os rir enquanto você se vai
Lembre-se que a última risada
Será de você"
A comédia Em Busca do Cálice Sagrado de 1975 dos britânicos do Monty Python transformou- se em Spamalot o musical em que o grupo debocha da lenda do rei Arthur com a sua irreverência habitual. Always Look On The Bright Side of Life é uma canção que Monty Python usou na cena final do seu filme A Vida de Brian, e ficou tão associada a eles e na cultura pop, que teve que ser inclusa em Spamalot também. Spamalot tinha Tim Curry e Sarah Ramirez (do seriado Grey’s Anatomy) no elenco, e foi dirigido pelo consagrado diretor Mike Nichols, e ganhou 3 Tonys em 2005.




Em alguns casos, podem se tornar prepotentes, esbanjadores, imprudentes, rebeldes,inconstantes e tagarelas. Atuam melhor em profissões liberais. Apreciam música e artes.

Uma qualidade: honestidade
Um defeito: orgulho



Frases e Ditados


Eu sou o que você vê.

Após a tempestade vem a bonança.




Elvis presley foi um percursores e talvez o primeiro grande astro do rock & roll. Sua carreira não ficou só marcadas pelos vários sucessos nas rádios, mas também pelos diversos musicais que ele estrelou no cinema, boa parte deles tendo o Havaí como cenário. Jailhouse Rock, de 1957, é o seu terceiro filme, sobre um jovem condenado por homicídio culposo que desenvolve na  prisão suas habilidades musicais. Após a sua libertação, torna-se um astro da música, mas sua personalidade egocêntrica começa a afetar sua carreira. Jerry Lieber e Mike Stoller compuseram Jailhouse Rock e vários dos primeiros hits do rock, que originaram o musical Smokey Joe’s Cafe, que estreou na Broadway em 1995.



“Jailhouse Rock”
Jailhouse Rock
(Lieber/Stoller)


“O diretor fez uma festa na prisão
A banda da prisão começou a tocar
A banda pulava e o lugar balançou
Você devia ouvir aqueles detentos cantar
Vamos balançar, vamos todos balançar
Todo mundo no pavilhão inteiro
Estava dançando o rock da cadeia”



Há males que vêm para o bem.

“Aquele que eu amo, desejo que seja livre. Até de mim.”
—Anne Morrow Lindbergh






“Footloose”
Footloose
(Kenny Loggins/Dean Pitchford)


“Ttenho trabalhado tanto
Batendo ponto
Oito horas para quê?
Me diz o que é que eu tenho?
Eu tenho esse sentimento
De que estou perdendo tempo
Vou subir no teto
Ou então eu vou revirar esta cidade”

Um dos maiores sucessos do cinema de bilheteria de 1984 foi Footloose – Ritmo Louco, um musical aos moldes de Os Embalos de Sábado à Noite que revelou Kevin Bacon e Sarah Jessica Parker, sobre um adolescente de Chicago que se muda para uma pequena cidade de Utah onde a dança e música secular foram proibidas pelo pastor local. A trilha sonora também foi um sucesso, e todas as 9 faixas entraram nas paradas de sucesso americanas, com duas delas alcançando o número 1, além de serem indicadas ao Oscar de melhor canção. Uma fiel adaptação para os palcos estreou na Broadway em 1998, com menos entusiasmo.




A noite é uma criança.

“Bastava proibir-lhe alguma coisa, e isso tornava-se logo o maior desejo de seu coração.”
—George R. R. Martin



Guys & Dolls é musical de 1950 que ganhou não só o Tony de melhor musical, mas também o prêmio Pulitzer, apesar de nunca tê-lo recebido devido ao Macarthismo. A história é sobre um jogador de cassino que é desafiado a levar uma missionária careta a Havana em troca de dinheiro para jogos de azar, mas ele se apaixona por ela. O musical foi adaptado para o cinema em 1955, estrelado por Marlon Brando e Frank Sinatra. O musical já ganhou diversas remontagens tanto na Broadway quanto no West End. Em Luck Be a Lady, Sky Masterson espera que ele ganhe uma aposta no jogo, que decidirá se ele salvará sua relação com a mulher de seus sonhos.


 

“Luck Be a Lady”
Guys & Dolls
(Frank Loesser)


“Sorte, mostre a um cavalheiro
Como você pode ser uma boa dama
Eu sei como você tratou
Outros caras com quem você esteve
Sorte seja uma dama comigo”




Sources:
playbill.com | personare.com | euroresidentes.com | meuastrolabio.blogspot.com | wikipedia.org
vidaeestilo.terra.com.br | vagalume.com.br | wattpad.com | altoastral.com.br | wemystic.com.br
baudalola.com | perguntascretinas.com.br | thoughtcatalog.com | thezodiaccity.com




 
VITOR FERREIRA é ator com mestrado em  "Motion Pictures and Television" pela Academy of Art University, em São Francisco/CA, e designer gráfico formado pela UFPE. Mora atualmente em São Paulo.

Currículo e vídeo book: http://vffvitor.wixsite.com/ator
Portfólio de design: http://vffvitor.wixsite.com/portfolio

Nenhum comentário:

Postar um comentário