sexta-feira, 21 de outubro de 2016

As canções sagitarianas dos musicais




Sagitário

Signo de fogo regido por Júpiter, que confere generosidade, nobreza, sinceridade e dignidade, bem como uma natureza otimista e jovial, e um caráter justo. São sempre detalhistas, exigentes, impulsivos. Exuberantes e entusiasmados, podem tender ao exagero, às vezes.


 

"Out Tonight"
Rent 
(Jonathan Larson)

"Que horas são?
Deve ser perto da meia-noite
Meu corpo está falando comigo
Ele diz, 'Hora do perigo'
Ele diz ‘Eu quero cometer um crime'
'Quero ser a causa de uma briga'
Eu quero vestir uma saia justa
E flertar com um estranho"
Jonathan Larson se inspirou em La Bohème de Puccini para escrever Rent, uma ópera rock sobre jovens artistas aspirantes ao sucesso que batalham por oportunidades e para pagar as contas, em uma Nova York sob a sombra da epidemia de AIDS. Rent estreou em 1996 tanto off-Broadway quanto na Broadway, e foi um sucesso estrondoso de público e crítica, ganhando prêmios como o Tony de melhor musical e o Pulitzer. Infelizmente Larson faleceu abruptamente um dia antes do musical fazer sua estreia off-Broadway e não chegou a testemunhar o sucesso de sua obra.




Interessam-se por turismo, viagens, aventuras, assuntos comunitários, política, religião, comércio, esportes, e adoram desafios.Sagitarianos gostam de liberdade, de viajar, das leis, da aventura e da capacidade de compreender. São superficiais, descuidados e inquietos. Não toleram sentir-se preso a uma situação, de ter que se preocupar com detalhes.



Apesar dos vários nomes de peso envolvidos, Chicago ficou à sombra de A Chorus Line na época de sua estreia em 1975. A direção de Fosse, que quebrava frequentemente a quarta parede, incomodou o público. A montagem esteve prestes a fechar as portas depois que Gwen Verdon precisou fazer uma cirurgia após engolir uma pena durante o espetáculo, mas Liza Minnelli se ofereceu para substituí-la por um mês, e acabou alavancando a popularidade do musical. A montagen de 1996 conseguiu mais sucesso que a original, faturou 6 Tonys e continua até hoje em cartaz.


"All That Jazz"
Chicago
(Kander/Ebb)


"Ligue o carro
Eu conheço um lugar animado
Onde o gim é frio,
Mas o piano é quente
É apenas um corredor barulhento
Onde há confusão toda noite
E todo aquele jazz"



Espaço e movimento são essenciais para seu equilíbrio físico e mental, e precisam sempre conservar a sua independência. Benevolência e generosidade são marcas características de Sagitário. Elas são personalidades bonachonas. Adoram festas e costumam ser ótimos convivas.





"Cabaret"
Cabaret
(Kander/Ebb)


"Que há de bom em ficar sentado
Sozinho no seu quarto?
Venha ouvir a música tocar
A vida é um Cabaret, parceiro
Venha para o Cabaret (...)
Venha provar o vinho,
Venha ouvir a banda
Venha soprar sua corneta,
Comece a festejar
Venha por aqui, sua mesa o espera"

Em Goodbye to Berlin, Christopher Isherwood criou contos baseados em suas experiências na Berlin dos anos 30, durante a ascensão do nazismo na Alemanha. Suas memórias geraram logo várias adaptações, entre elas Cabaret, o musical sobre o Kit Kat Club, um cabaré onde a cantora americana Sally Bowles se apresentava. Com canções de Kander e Ebb e a direção de Fosse, Cabaret estreou na Broadway em 1966. Em 1972, o próprio Fosse levou Cabaret para o cinema, com mudanças significativas na história, estrelando Liza Minnelli e Joel Grey. Cabaret foi dos primeiros filmes de Hollywood a falarem abertamente de temas como aborto e homossexualidade.




Às vezes são inconstantes, e costumam se interessar por vários assuntos ou atividades, sem se aprofundar em nenhum. Pelo lado positivo, são intelectuais, honestos, sinceros e simpáticos. Se caracterizam por seu otimismo, modéstia e bom humor.



Em 1957, Elvis Presley foi recrutado pelo exército americano, e acabou deixando em sua carreira um hiato de dois anos. Esse inusitado acontecimento levou Lee Adams e Charles Strouse e o dramaturgo Michael Stewart a escreverem Bye Bye Birdie, uma comédia musical satírica estrelada por Dick Van Dyke e Chita Rivera. O musical estreou em 1960 e ganhou versões para o cinema em 1963, telefilme em 1995, além de várias outras montagens teatrais. Put On a Happy Face foi regravada por vários crooners como Tony Bennett posteriormente.

 

"Put On A Happy Face"
Bye Bye Birdie
(Strouse/Adams)


"Eu conheci uma menina tão triste
Ela nunca ria ou cantava
Ela não quis me ouvir
Agora ela é uma coisinha velha rabugenta
Então espalhe raios de sol por todo o lugar
E coloque um sorriso no rosto”



Os sagitarianos são inteligentes, de raciocínio brilhante, profundo e lógico. Ensinam e aprendem com igual facilidade. Muito intuitivos e diplomáticos, são ótimos para lidar com situações de risco. São tão otimistas que às vezes chegam a ser irresponsáveis.



 
"Always Look on The Bright Side of Life"
Spamalot
(Eric Idle)


"A vida é uma merda
Quando você olha bem
A vida é uma gargalhada
E a morte é uma piada, é verdade
Você vai ver que é tudo um show
Faça-os rir enquanto você se vai
Lembre-se que a última risada
Será de você"
A comédia Em Busca do Cálice Sagrado de 1975 dos britânicos do Monty Python transformou- se em Spamalot o musical em que o grupo debocha da lenda do rei Arthur com a sua irreverência habitual. Always Look On The Bright Side of Life é uma canção que Monty Python usou na cena final do seu filme A Vida de Brian, e ficou tão associada a eles e na cultura pop, que teve que ser inclusa em Spamalot também. Spamalot tinha Tim Curry e Sarah Ramirez (do seriado Grey’s Anatomy) no elenco, e foi dirigido pelo consagrado diretor Mike Nichols, e ganhou 3 Tonys em 2005.




Em alguns casos, podem se tornar prepotentes, esbanjadores, imprudentes, rebeldes,inconstantes e tagarelas. Atuam melhor em profissões liberais. Apreciam música e artes.

Uma qualidade: honestidade
Um defeito: orgulho


Fontes:
playbill.com
personare.com
euroresidentes.com
baudalola.com
wikipedia.org
vidaeestilo.terra.com.br
vagalume.com.br



 
VITOR FERREIRA é ator com mestrado em  "Motion Pictures and Television" pela Academy of Art University, em São Francisco/CA, e designer gráfico formado pela UFPE. Mora atualmente em São Paulo.

Currículo e vídeo book: http://vffvitor.wixsite.com/ator
Portfólio de design: http://vffvitor.wixsite.com/portfolio

Nenhum comentário:

Postar um comentário