quinta-feira, 20 de outubro de 2016

As canções escorpianas dos musicais




Escorpião

Signo de Água regido por Plutão, que confere grande magnetismo e poder, determinação e criatividade. Os nascidos em Escorpião são inteligentes, arredios, têm emoções e sentimentos fortes, são muito persistentes, mas também podem ser rancorosos e obstinados. O escorpiano apaixonado exala sexo, tem fome e sede de um amor que só orgasmos múltiplos conseguem saciar.



Depois da porta aberta por Hair, os musicais deixaram de ser apenas espetáculos de orquestra tradicional, então Richard O’Brien criou sua ópera-rock, um tributo bem- humorado a filmes B de ficção científica e terror, que estreou no West End londrino em 1973. Rocky Horror é um dos musicais que ficou mais famoso pela sua versão para o cinema, que revelou Tim Curry e Susan Sarandon, e até hoje é um dos filmes cult mais celebrados do cinema alternativo. Em Touch-A, Touch-A, Touch Me, a pura e casta Janet, bela, recatada e do lar, sucumbe aos seus desejos carnais por Rocky.


"Touch-A, Touch-A, Touch Me"
The Rocky Horror Show
(Richard O’Brien)


"Eu senti que não adianta
Ficar nas carícias
Só leva a problemas e a molhar o assento (...)
Não vou mais resistir
Não quero mais distância
Eu tenho uma coceira
E preciso de ajuda
Toque-toque-toque-toque-me
Eu quero me sujar"



São impacientes. Pelo lado positivo, é emotivo, decidido, poderoso e apaixonado. Escorpião é um signo com muito magnetismo. Despertam a curiosidade das pessoas, graças ao mistério que criam em torno de si.




"You're The One That I Want"
Grease
(John Farrar)


"Danny: Fiquei com arrepios
E estão multiplicando
E estou perdendo o controle
Porque o poder que você está fornecendo
É eletrizante! (...)

Sandy: É melhor se recompor
Porque eu preciso de um homem
Que me satisfaça (...)

Ambos: Você é quem eu quero!"

Criado em 1971, Grease é um musical ambientado nos anos 50, com canções ao estilo do rock da época, e apesar de ser uma leve comédia romântica adolescente, também aborda vários temas sociais como gravidez precoce. Assim como Rocky Horror, Grease ficou exponecialmente mais conhecido por sua versão para o cinema de 1978, com John Travolta e Olivia Newton John, que até hoje é uma das maiores bilheterias e vendas de trilha sonora da história. Algumas canções novas, como Hopelessly Devoted to You e You’re The One That I Want foram escritas por John Farrar para o filme, e devido ao estrondoso sucesso, foram incorporadas nas seguintes versões teatrais.




O sangue frio é sua melhor arma. Pode ser ciumento, compulsivo e obsessivo. Os escorpianos também tendem a ser ressentidos e teimosos. Em certas ocasiões, podem ser vingativos, sarcásticos, intolerantes, manipuladores, cruéis e vaidosos.



Após vários sucessos românticos e cômicos, Sondheim apostou num musical sombrio de terror com livro de Hugh Wheeler, baseado numa peça homônima de 1973. Situado na Inglaterra do século 19, Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street detalha o retorno do barbeiro Sweeney Todd para Londres após 15 anos de exílio, para se vingar do juiz corrupto que o condenou e destruiu sua família. Ele conspira com a padeira Sra Lovett, que usa a carne de suas vítimas para fazer tortas. O musical estreou na Broadway em 1979. Em 2007 foi adaptado para o cinema com Johnny Depp e Helena Bonhan Carter e direção de Tim Burton.


"Epiphany"
Sweeney Todd
(Sondheim)


"Sua garganta estava nas minhas mãos (...)
Eu terei vingança
Eu terei salvação (...)
E eu vou trazê-lo de volta
Mesmo que ele esteja agonizando (...)
E a minha Lucy encontra-se em cinzas
E eu nunca vou ver a minha menina novamente
Mas o trabalho espera!
Estou vivo, finalmente!
E eu estou cheio de alegria!"



Escorpião gosta da verdade, do trabalho quando faz sentido. O escorpiano gosta de envolver-se em causas e convencer os demais. Sentem-se atraídos pela competição, e para isso contam com uma enorme inteligência, além de serem bons estrategistas.




"A Call From The Vatican"
Nine
(Maury Weston)


"Quem não está vestindo nenhuma roupa?
Eu não estou!
Quem tem medo de te beijar os pés?
Eu não tenho!
Estou soprando em seu ouvido,
Para você ouvir direitinho,
Eu preciso que você me aperte aqui...
E aqui...
E aqui...”
8 ½ de Fellini é considerado uma das obras primas do cinema mundial. A história de um diretor de cinema em crise de meia idade, Guido Contini, e suas muitas amantes e musas inspiradoras. O Compositor Maury Weston adaptou a história para um despretensioso workshop, mas o projeto acabou indo parar nos palcos da Broadway em 1982 chamando-se Nine, estrelado por Raul Julia. Foi remontado várias outras vezes, inclusive com Antonio Banderas. Em 2009, Rob Marshall, que dirigiu Chicago, o levou para o cinema, com um elenco cheio de estrelas como Daniel Day Lewis, Sophia Loren, Nicole Kidman, Penelope Cruz e Marion Cotillard. Em A Call From The Vatican, Guido recebe um telefonema de sua amante Carla.




Desconfiados e ciumentos, resguardam a sua privacidade a todo custo, e preservam a vida familiar da maneira mais tradicional possível. O escorpiano não vê com bons olhos os afagos fáceis e também não suporta a adulação. Escorpião não gosta de superficialidades, de relações sem sentido.


Joanne, uma das amigas de Bobby, canta The Ladies Who Lunch, uma canção que ironiza e julga a futilidade das mulheres ricas e abastadas que desperdiçam suas vidas de meia-idade sem fazer nada significativo, enquanto janta fora em uma boate com seu terceiro marido Larry e Bobby. The Ladies Who Lunch logo se tornou um dos “showstoppers” de Company, com seu ritmo de bossa nova, e uma das mais cultuadas canções de Sondheim também.



"The Ladies Who Lunch"
Company
(Sondheim)


"Para as senhoras que almoçam
(...)
Planejam brunches em homenagens a si mesmas
Vão à academia e depois à uma prova
E reclamam estar gordas
Posam altivas por se sentarem
Para escolher um chapéu...
Alguém ainda usa chapéu?
Eu brindo a elas."



São muito exigentes em tudo. Costumam ser bastante discretos, especialmente na vida profissional. Podem tornar-se materialistas e consumistas crônicos.


Uma qualidade: Perspicácia
Um defeito: Cólera


Fontes:
playbill.com
personare.com
euroresidentes.com
baudalola.com
wikipedia.org
vidaeestilo.terra.com.br
vagalume.com.br




VITOR FERREIRA é ator com mestrado em "Motion Pictures and Television" pela Academy of Art University, em São Francisco/CA e designer gráfico formado pela UFPE. Vive atualmente em São Paulo.

Currículo e vídeo book: http://vffvitor.wixsite.com/ator
Portfólio de design: http://vffvitor.wixsite.com/portfolio

Nenhum comentário:

Postar um comentário