quinta-feira, 13 de outubro de 2016

As canções geminianas dos musicais




Gêmeos


Signo de Ar, regido por Mercúrio, que confere inteligência, versatilidade, agilidade mental, sociabilidade, grande poder de persuasão. Gêmeos não gosta da solidão. De sentir-se limitado ou atado a uma situação ou lugar. Adaptam-se facilmente a qualquer tipo de ambiente ou pessoa. Isso faz com que possam viver várias experiências ao mesmo tempo, tirando de todas grande proveito. Geminianos costumam ser superficiais e inconstantes. Os geminianos desfrutam com o infreqüente e a novidade. Quanto mais variedade em sua vida, melhor.



O filme musical de comédia pastelão de 1967 estrelado por Julie Andrews chegou aos palcos da Broadway em 2000, com Sutton Foster no papel principal. A história sobre a jovem interiorana Millie que busca casar por dinheiro e viver uma vida glamurosa na Nova York dos anos 20 caiu no gosto de público e crítica e colecionou prêmios. Em What Do I Need With Love?, Jimmy tenta resistir aos seus sentimentos por Millie que conflitam com sua vida boêmia e descompromissada.


"What Do I Need With Love?"
Thoroughly Modern Millie (Tesori/Scanlan)

"Tantos lugares quero te mostrar
Embora eu mal te conheça
Tenho uma estranha sensação
De que fazemos o par perfeito (...)
Espere um minuto! Só um minuto!
Não! Não! Não! Não!
Eu sou um ‘Zé’ com apenas um objetivo
Toda noite sair com uma dama diferente
Chamar todas pelo mesmo apelido
‘Hey, baby’"



As pessoas de Gêmeos são naturalmente inquietas e curiosas, sempre muito comunicativas. Preocupam-se muito com atividades intelectuais, e procuram amigos igualmente inteligentes.
Gêmeos gosta de falar, ler, fazer muitas coisas ao mesmo tempo.






"My New Philosophy"
You’re A Good Man, Charlie Brown (Clark Gesner)

"Como uma abelha operária
Cada nova filosofia
Pode voar de árvore em árvore
E manter-se em movimento
Quando a vida me deixa tonta
A cada dia alternado
Eu escolho uma frase diferente
(...)
Minha nova filosofia!"
Em 1998, You’re a Good Man, Charlie Brown voltou aos palcos da Broadway repaginado. A personagem Patty foi substituída por Sally Brown, a irmã de Charlie, papel esse que revelou Kristin Chenoweth e a deu um Tony de melhor atriz coadjuvante. Em My New Philosophy, Sally se revolta com sua professora por ter tirado uma nota vermelha e decide mudar sua “filosofia” de vida.




Geminianos são seres que, na maioria das vezes, possuem uma personalidade difícil, instável e dupla. Não sabem bem o que desejam para suas vidas, especialmente com relação ao amor. São sedutores e dificilmente conseguem viver sem seduzir, o que pode ser o principal foco dos problemas de relacionamentos que vivem constantemente.



Solteirão convicto e incapaz de se comprometer em um relacionamento sério, Bobby recebe cinco casais de amigos em seu aniversário de 35 anos, que relembram casos e acasos diversos de suas vidas e de Bobby. Essa seria uma sinopse para Company, a comédia musical de Stephen Sondheim de 1970. Em You Can Drive a Person Crazy, três dos namoricos mal resolvidos de Bobby cantam sobre como elas são encantadas por seu charme, mas também ludibriadas por sua volubilidade e descompromisso.


"You Can Drive a Person Crazy"
Company
(Sondheim)


"Você pode deixar uma pessoa irritada
Você pode tirar um do sério
Primeiro faz se sentir toda acolhida
Para depois fazê-la de idiota (...)
Dissimulado! Enganador!
Será que alguém ainda vai te conquistar?
Você é louco! Você é adorável!
Você é tocante...
Profundamente desajustado!
Nunca confiável,
Uma pessoa louca mesmo."



Pelo lado positivo, os geminianos são adaptáveis e versáteis. São intelectuais, eloquentes, carinhosos, comunicativos e inteligentes. Têm muita energia e vitalidade. O tédio é o seu maior inimigo, e a falta de atividades costuma aborrecê-los. Curiosas por natureza, as pessoas desse signo gostam de experimentar e conhecer de tudo um pouco. Joviais, raramente amadurecem, embora sejam capazes de compreender perfeitamente a complexidade das situações.




"Bouncing off The Walls"
Spider Man: Turning Off The Dark (Bono/The Edge)

"Eu não posso descer
Eu acordei no teto de novo (...)
E eu sinto nas minhas veias
É um sentimento que eu não posso domesticar
Alguém por favor pode explicar
Por que, por que, por que...
Por que estou quicando pelas das paredes”
Bono e The Edge do U2 embarcaram na ideia de transformar em musical a história do super herói dos quadrinhos. O musical foi o mais caro já produzido na Broadway e se cercou de polêmicas mesmo antes de estrear devido aos vários acidentes sofridos pelos atores/ acrobatas durante os ensaios do espetáculo. Em Bouncing Off The Walls, Peter acaba de descobrir seus superpoderes e passa a explorá-los por aí, antes mesmo de assumir a alcunha de Homem Aranha.




Não sente prazer com o ensino na escola, mas também não gosta de estar mentalmente inativo. Tendem ao nervosismo e a tensão e podem ser calculistas e exigentes. Às vezes podem ser sinceros demais e indiscretos, instáveis.


Evita, a biografia da primeira-dama argentina Eva Perón, já é hoje um dos musicais mais icônicos de todos os tempos. Quarto musical de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice juntos, foi um sucesso estrondoso em todo o mundo, e transformou Patti Lupone e Mandy Patinkin em estrelas da Broadway. A montagem de 2012 teve Ricky Martin no papel de Che. Em 1996 o musical foi adaptado para o cinema por Alan Parker, diretor de Fama e O Expresso da Meia Noite, com Madonna e Antonio Banderas. Em Oh What A Circus, um ácido e exageradamente racional Che Guevara faz pouco caso da morte de Evita e do luto dos milhões de argentinos.



"Oh What a Circus"
Evita
(Webber/Rice)


"Ao invés de um governo tivemos um palco
Ao invés de ideias, a ira da diva
Ao invés de ajuda nos deram uma multidão
Ela não falou muito, mas em voz alta

Cantem seus tolos
Mas vocês entenderam errado
Aproveitem suas orações
Pois não há muito tempo
Sua rainha está morta
O seu rei vive
Ela não vai voltar por vocês"



São alegres, entusiasmados, comunicativos, eloqüentes, têm facilidade para aprender e ensinar. Interessam-se por eventos de vários tipos - músicas, em geral -, atividades em educação, comércio, comunicação.


Uma qualidade: Inteligência
Um defeito: Instabilidade



Frases e Ditados

“O amor nasce da curiosidade e perdura pelo hábito.”
—M. Bontempelli

Quem tem boca vai a Roma.




"Stayin' Alive"
Saturday Night Fever 
(Gibb Brothers)

"Você pode ver pela minha postura
Que eu sou um homem mulherengo
Não tenho tempo a perder
Música alta e mulheres quentes,
Eu fui rejeitado desde que nasci"

A “Nova Hollywood” transformou a linguagem e a temática dos filmes americanos a partir do fim dos anos 60 e trouxe o fim dos grandiosos musicais da Broadway no cinema. O gênero só voltou a ter êxito em 1977, repaginado e disfarçado, com Os Embalos de Sábado à Noite, onde os números musicais não eram mais formas das personagens se expressarem. O formato inspirou a criação dos videoclipes e o surgimento da MTV. O filme aproveitava o sucesso da música disco, e abordava explicitamente temas tabus até então, marca registrada da fase. Sucesso estrondoso, o filme marcou uma época, levou John Travolta ao estrelato, e sua trilha sonora, composta em boa parte pelos Bee Gees, é uma das mais vendidas de todos os tempos.





“Penso, logo existo.”
—Descartes

Não me siga, posso mudar de destino a qualquer momento.




Auto denominado “uma fábula de rock & roll”, Ruas de Fogo é uma superprodução de 1984 sobre um caçador de recompensas que volta para sua cidade natal para resgatar sua namorada rockstar, que foi sequestrada por uma gangue. O elenco trazia nomes hoje conhecidos, como Rick Moranis, Diane Lane e Willem Dafoe. Seu enredo confuso, direção e interpretações pobres lhe tornaram um grande fracasso de crítica e bilheteria. A trilha sonora fez relativo sucesso, tendo em I Can Dream About You de Dan Hartman seu maior hit. O filme acabou conquistando grande público com o passar do tempo, devido às reprises na TV e à trilha sonora. Nowhere Fast abre o filme, e depois foi usada pelo SBT como abertura do Programa Livre nos anos 90..



"Nowhere Fast"
Streets of Fire
(Jim Steinman)


"Você tem tantos sonhos
Que não sabe onde colocá-los
Então é melhor se livrar de alguns
Seu corpo se sente enferrujar
Então mexa-se e o ponha em uso"




Um olho no peixe, e outro no gato.

“Um dia sem rir é um dia desperdiçado.” 
—Charlie Chaplin





"Maniac"
Flashdance – Em Ritmo de Embalo
(Michael Sembello)

"Ela é uma maníaca,
Maníaca na pista
E está dançando
Como ela nunca dançou antes”

Flashdance – Em Ritmo de Embalo foi lançado em 1983, como uma coleção de videoclipes com forte influência da MTV e do formato criado por Os Embalos de Sábado à Noite. A história da operária de dia, dançarina exótica à noite, foi um fracasso de crítica, mas um sucesso de público. A trilha sonora, com várias canções compostas por Giorgio Moroder, também foi um sucesso, ganhando Grammy e Oscar para a canção título. O filme foi transformado em musical em 2008 no West End, mas nunca chegou a estrear na Broadway.





Fontes:
playbill.com | personare.com | euroresidentes.com | meuastrolabio.blogspot.com | wikipedia.org 
vidaeestilo.terra.com.br | vagalume.com.br | wattpad.com | altoastral.com.br | wemystic.com.br 
baudalola.com | perguntascretinas.com.br | thoughtcatalog.com | thezodiaccity.com



VITOR FERREIRA é ator com mestrado em "Motion Pictures and Television" pela Academy of Art University, em São Francisco/CA e designer gráfico formado pela UFPE. Vive atualmente em São Paulo.

Currículo e vídeo book: http://vffvitor.wixsite.com/ator
Portfólio de design: http://vffvitor.wixsite.com/portfolio

Nenhum comentário:

Postar um comentário