terça-feira, 25 de outubro de 2016

As canções aquarianas dos musicais


 


Aquário


Signo de ar regido por Urano, que confere dons artísticos, capacidade critica, genialidade, originalidade, intuição acentuada. Aquário é um signo fraterno, e os aquarianos costumam ser dotados de forte espírito humanitário. Podem ser consideradas como sua marca registrada a originalidade e a rebeldia.


9 to 5 , ou Como Eliminar Seu Chefe, é uma comédia humor negro de 1980 estrelando Jane Fonda, Lilly Tomlin e Dolly Parton. A canção título, composta e interpretada por Dolly Parton foi um sucesso e lhe rendeu uma indicação ao Oscar de canção original. O filme também foi um sucesso e rendeu um seriado de TV. Quase 30 anos depois, a história das secretárias exploradas pelo chefe foi levada para os palcos da Broadway com novas canções compostas por Dolly. O elenco tinha Allison Jenney e revelou Megan Hilty, que fez o seriado Smash.


"9 to 5"
9 to 5
(Dolly Parton)


"Trabalhando de 9 às 5
Que jeito de ganhar a vida!
Mal dá pra levar
Só tomam sem dar nada em troca
Eles só usam a sua mente
Sem nunca te dar crédito
É capaz de te enlouquecerem
Se você deixar"



Independentes, não gostam de estar presos a compromissos, ou sentirem-se amarrados. Entretanto, apreciam a companhia das pessoas, as quais, geralmente, sentem-se atraídas por sua personalidade agradável e cativante.





"Supercalifragilisticexpialidocious"
Mary Poppins
(Sherman/Sherman)


"Supercalifragilisticexpialidoce
Sei que o som dessa palavra
Não é nada doce,
A criança que falar
Vai parecer precoce
Supercalifragilisticexpialidoce"
Walt Disney passou décadas tentando conseguir os direitos dos livros da escritora inglesa PL Travers. Devido a uma dificuldade financeira, Traver cedeu e Mary Poppins tornou-se um sucesso de bilheteria em todo o mundo. A história da babá mágica que muda a vida do banqueiro transformou-se em um musical alegre e contagiante, bem diferente da maneira que Travers retratava sua obra. O filme ganhou 5 Oscars, inclusive o de melhor atriz à Julie Andrews. Em 2004 a versão para os palcos estreou no West End e em 2006 na Broadway, com algumas novas canções.




É honesto e totalmente leal; é original e brilhante; é independente e intelectual. O aquariano é imprevisível e tende a contrariar. É pouco emocional e não compreende a complexidade emocional de algumas pessoas e a traição entre amigos.



Duncan Sheik, cantor de pop/rock alternativo de moderado sucesso resolveu aventurar-se pelo teatro e em parceira com Steven Sater adaptou o romance alemão do século XIX O Despertar da Primavera para os palcos. A história sobre jovens curiosos descobrindo a sexualidade, questionando o sistema e lidando com a repressão , tornou-se sensação do público adolescente em 2006, mas também caiu no gosto da crítica e do público em geral. Levou Jonathan Groff e Lea Michelle à fama, e ganhou oito Tonys, incluindo o de melhor musical. Em 2015 uma nova montagem com surdo-mudos estreou na Broadway.


"All That's Known"
Spring Awakening
(Duncan Sheik)


"Tudo o que eles dizem
É ‘confie no que está escrito’
Guerras são declaradas
E então isto é sabedoria
O pensamento é suspeito
E o dinheiro é seu ídolo
E nada é bom a menos que esteja
Escrito na sua bíblia
Mas eu sei que há muito mais a encontrar
Procurando por mim mesmo
E não por eles"



Gosta de lidar com métodos e idéias modernas, fora do comum e, se possível, em benefício da humanidade. Pelo lado positivo, o aquariano é simpático e humanitário. Aquário gosta sonhar e planejar um futuro feliz, aprender do passado, os bons amigos, divertir-se, de lutar por boas causas.




"Let The Sunshine In"
Hair
(Ragni/Rado/MacDermot)


"Nos entreolhamos famintos
Exasperados
Caminhando orgulhosos
Em nossos casacos de frio
Usando cheiros feitos em laboratório
Diante de uma nação moribunda
De comoventes fantasias de papel
Escutando novas mentiras
Com visões supremas
De músicas solitárias”
Hair chegou aos cinemas pelas mãos do diretor Milos Forman em 1979, e as mudanças do roteiro de Michael Weller e o corte de várias canções da versão teatral desagradou completamente os escritores da versão teatral, Gerome Ragni e James Rado, que alegaram que o filme falhou ao retratar o movimento pacifista e dos hippies. Porém as críticas foram boas e o filme teve várias indicações a prêmios. Let The Sunshine In encerra o musical e o filme, quando os hippies cantam pelo fim da Guerra do Vietnã, e tornou-se um hino politizador dessa era.




Aquário não gosta de promessas vazias e de sentir-se só. Não gosta do cotidiano e das limitações. Para os aquarianos, a vida tem que ter colorido e circunstâncias inusitadas. São progressistas e muito avançados em suas idéias, o que faz com que sejam considerados, quase sempre, muito adiantados para seu tempo.


Rent lançou a carreira de diversos artistas no mercado, entre eles Anthony Rapp, Taye Diggs e Idina Menzel, que anos depois faria a Elphaba de Wicked. Em 2005 a maior parte do elenco original reprisou seus papéis na adaptação para o cinema do musical, que não repetiu o sucesso dos palcos, onde as críticas fracas e medianas prevaleceram, além da bilheteria ruim. Mas Rent segue sendo um dos musicais com a maior legião de fiéis fãs, passando 12 anos em cartaz na Broadway, desde 1996 e encerrando em 2008.



"La Vie Boheme"
Rent
(Larson)


"Bissexuais, trissexuais, homo sapiens Cancerígenos, alucinógenos, homens
Pee Wee Herman, vinho alemão, terebintina
Gertrude Stein, Antonioni, Bertolucci, Kurosawa
Carmina Burana (...)
Para marijuana
Para a sodomia
É entre mim e Deus
Para S & M
La vie Boheme"



Dotados de agilidade mental invejável e de grande senso de oportunidade, às vezes, podem dar a impressão de desleais e oportunistas. São pacientes, perseverantes, humanitários, teimosos e muito independestes. Procuram sempre agir de maneira pacífica. Adoram fazer amigos, e não toleram qualquer tipo de segregação ou preconceito.


Uma qualidade: Idealismo
Um defeito: Radicalismo

Fontes:
playbill.com
personare.com
euroresidentes.com
baudalola.com
wikipedia.org
vidaeestilo.terra.com.br
vagalume.com.br




VITOR FERREIRA é ator com mestrado em "Motion Pictures and Television" pela Academy of Art University, em São Francisco/CA e designer gráfico formado pela UFPE. Vive atualmente em São Paulo.

Currículo e vídeo book: http://vffvitor.wixsite.com/ator
Portfólio de design: http://vffvitor.wixsite.com/portfolio

Nenhum comentário:

Postar um comentário