terça-feira, fevereiro 26, 2013

Oscar 2013

O anúncio dos indicados foi um aviso do que estaria por vir. Mas nenhuma daquelas piadinhas sem-graça que Seth MacFarlane proferiu do lado da Emma Stone em janeiro foi páreo pro que estava por vir na noite de 24 de fevereiro. Eu sinceramente nunca vi algo tão ruim. Nem James Franco, o crucificado, conseguiu a façanha.
A academia claramente está perdida e não sabe mais o que fazer com seu evento. A promessa foi de fazer um evento dinâmico, entretido para o público. Identificaram muito “espaço morto” na cerimônia e prometeram eliminá-los. O tema do ano? Música em filmes. O que logo me veio à mente? Aquela abertura do Emmy ao som de Born to Run. Ok. Deu pra dar o benefício da dúvida.
Como de costume, começou-se com o monólogo do apresentador do evento. Mas tava tão sofrível, que eu já começava a me remoer. Grosseria com Dujardin, puxação de saco com Ben Affleck, e o eco de Tina Fey, Amy Poehler ou Ricky Gervais (últimos apresentadores do Globo de Ouro) já pairava no ar. E eis que do nada desce um telão do teto com o William Shatner, o canastrão do Capitão Kirk de Star Trek, e diz que a apresentação está péssima. Ufa! Respiro aliviado. Era tudo uma brincadeira! Agora vamos começar de fato com o evento.
Alegria de pobre dura pouquíssimo... Tudo ficou pior! Pra começar, eis que engatam um número musical no nível de comercial de cerveja que dizia “eu vi suas tetas” e enumerava os filmes em que se podem ver os seios de atrizes famosas, quase todas as citadas presentes na platéia. Mesmo em tom de piada, foi um dos momentos mais misóginos que eu já vi em premiações.
Se por causa de uma propaganda da Gilette com a Sabrina Sato (babaca, de fato) fizeram todo aquele auê, imagina se fizessem alguma brincadeira desse tipo em relação a homens? Mas como o alvo do sexismo foram mulheres, eterno ser objetificado e decorativo, tudo “foi só uma piada”. E ainda na crista da onda, mais tarde no evento homenagearam os 50 anos de 007, uma das franquias mais machistas do cinema.
Se você for ver no portal do YouTube do Oscar, os monólogos iniciais normalmente duram em torno de 8 minutos. Mas até Octavia Spencer expulsar o Seth do palco pra poder premiar o melhor ator coadjuvante tomou-se uns bons 20 minutos. Ou pelo menos a sensação foi essa. Não teve cantoria, cosplay de A Bela e a Fera, nem Charlize dançando com Channing Tatum que salvasse o vexame.
E noite adentro, Seth reaparecia pra contar mais diversas piadas ruins. Rindo de si próprio, sempre. Como ele é hilário... E eram blocos consideráveis de tempo tomados com isso. No entanto, os premiados tinham seus discursos sumariamente interrompidos e microfones desligados se ultrapassassem os poucos segundos que lhes davam. Uma grosseria sem tamanho. O foco do evento devia ser nos indicados e premiados, não virar show de stand up comedy de apresentador. Ainda mais que os agradecimentos eram a única oportunidade de alguém dizer algo de interessante já que o roteiro inteiro do evento estava sofrível.
Além das piadas, a organização do evento foi péssima. Muito confusa. O “tema” da noite foi muito mal empregado, engatando números musicais inexplicáveis um atrás do outro. Eu, sinceramente, teria planejado coisa muito melhor, com toda a modéstia que emana desse meu ser.
Na verdade o uso do tema da noite se resumiu a:
1) tocarem trilhas incidentais famosas nas transições, o que já acontece todo ano, sejamos francos;
2) a tal da homenagem do machistóide 007, onde Shirley Bassey cantou apenas um dos milhares de temas icônicos da franquia;
3) um bloco onde homenagearam 3 musicais famosos: Catherine Zeta Jones cantou All That Jazz de Chicago, Jennifer Hudson cantou And I’m Telling You de Dreamgirls e o elenco inteiro de Les Misérables congestionou o palco, numa poluição sonora sem fim, onde cada um cantava uma canção diferente do filme ao mesmo tempo, incluindo Suddenly, a indicada à canção original. Aliás, quem não conhecia as indicadas da categoria ficou sem saber que aquela era uma delas. Uma bagunça sem harmonia alguma.
Mas cadê ao menos citarem musicais deveras importantes, como Cantando na Chuva, Hair, O Mágico de Oz, Grease, Cabaré, Top Hat, A Noviça Rebelde, Gigi, My Fair Lady, West Side Story, Funny GirlOliver, e até mesmo Fama, Flashdance, Os Embalos de Sábado à Noite, Dirty Dancing e Footloose, entre tantos outros?
Além disso, por que não honraram o tal do tema musical da festa na hora de apresentar os indicados do ano à melhor trilha sonora e fazer um bloco devidademente organizado e respeitoso com todas as indicadas a canção original? Ao contrário, como sempre, só deram destaque à Adele, a óbvia vencedora da categoria com sua sonolenta Skyfaaaall (zzz...), e duas das canções indicadas se resumiram a um videozinho breve pouco antes de anunciarem a vencedora.
Ano após ano o Oscar se diz “cada vez mais internacional”. O próprio Seth logo no início disse que foi um grande ano para filmes estrangeiros, citando Amour. E no fim da noite, diretamente da Casa Branca, a Primeira-Dama Michelle Obama anuncia o prêmio de melhor filme. Para Argo. Cada vez mais internacionais... Faça-me rir... Poderiam ter chamado o Sultão do Brunei.



Frases da noite:
Chegamos ao momento da noite onde Javier Bardem,
Penélope Cruz ou Salma Hayek sobem ao palco
e nós não temos idéia do que eles estão falando, mas a gente
não se importa, pois eles são muito atraentes.
Seth MacFarlane, sendo racista.
Eles sabem que eles pisaram na bola.
Não é sua culpa, Ben.
Seth MacFarlane, porque puxar o saco de
Ben Affleck não sai mais de moda.

Ganhar um Oscar significa uma carreira longa
e de sucesso.Vejam Jean Dujardin, que ganhou ano passado
e agora está em todos os lugares.
Seth MacFarlane, achando que ser ator
se resume a trabalhar em Hollywood.


Obrigado, deuses do cinema.
Ang Lee, talvez agradecendo aos céus por
tirarem Ben Affleck do caminho.


Hoje celebramos os 50 anos de James Bond
no cinema, e celebramos com música, que é tão peculiar a Bond
quanto martinis, carros exóticos e 'Pussy Galore'.
Halle Berry, provando, mesmo sem
querer, o quão machista James Bond é, já que Pussy Galore,

o nome de uma das famosas Bond Girls, em uma

tradução literal significaria algo tipo 'Xoxota Abudante'.

Vocês só estão de pé porque eu caí!
Jennifer Lawrence, a diva-mór da noite, comentando
os aplausos de pé que recebeu.

Quando me chamaram para fazer esse filme eu já
estava comprometido em fazer Margaret Thatcher e Meryl
era a primeira opção do Spielberg pra ser Lincoln.
Daniel Day-Lewis, tentando fazer piada, mas mostrando
que não tem timing cômico nenhum mesmo.

Eu estive aqui 15 anos atrás...
Nunca imaginei que estaria aqui de novo.
Ben Affleck, a prova viva da máxima
"errar é humano, e persistir no erro é burrice"
.


Top 3 - Melhores momentos:

1) J-Law ganhando ao som de My Cherie Amour, caindo nas escadarias, dando dedo, falando palavrão. Tudo isso vestida de Cinderela. Enfim, sendo musa;

2) J-Hud berrando e alucinando;

PS: Christina Aguilera também curtiu.

3) J-Aniston, existindo.


Top 3 - Piores momentos:

1) Seth MacFarlane, pelo conjunto da obra;

2) Ben Affleck e seus discursos baratos de livro de auto-ajuda. Ainda bem que acabou essa temporada de prêmios e ele não vai ter mais discurso pra fazer;

3) A jogação exagerada de confete na Adélia, e o descaso que foi a produção da apresentação da Norah Jones. Sem falar na ausência total de apresentação das outras 3 indicadas à melhor canção. Falta de respeito indesculpável com os compositores e artistas. Nem o carisma habitual da inglesa recebendo o prêmio serviu de redenção.


Observações na noite:

- Nicole Kidman tava linda;

- E também reprovou a palhaçada de cortarem os discursos;

- Jennifer Aniston era a cor que faltava num ano tão cheio de vestido blasé e sem graça;

- Xuxa tava lá, também. Estacionou a nave na Sunset Boulevard e cobriu a bota cano longo debaixo do vestido, mas depois fez a alegria de todos com as Paquitas cantando Ilariê em inglês na festa do Elton John. Andréia Veiga, Sorvetão e Letícia Spiller causaram furor no recinto;

- John Travolta envelheceu mal demais. A peruca do Zacarias penteada no gel pra trás tá muito bizarra;

- J-Hud também foi de peruca. Mas arrepiou na gritaria. Botou Adélia no chinelo;

- Esse ano Barbra resolveu fazer algo diferente: se vestiu idêntica a quando cantou The Way We Were em 1975, lá na época em que ela tinha o gogó de J-Hud, pra homenagear seu parceiro musical falecido Marvin Hamlisch;

- ♪ Jennifer Lawrence de Jesus, deu uma queda foi ao chão. Acudiram três cavalheiros, todos estendendo a mão. O primeiro, foi Hugh Jackman. O segundo Bradley Cooper. O terceiro foi Dujardin, a quem Jennifer deu a mão ♪♫;

- J-Law só tem tomara-que-caia pra usar. Vermelho no Globo de Ouro, azul no SAG, e debutante no Oscar;

- Tarantino ganhou seu segundo Oscar. Ambos por roteiros. O primeiro pelo melhor deles, Pulp Fiction. Agora, pelo pior de todos;

- Meryl, assim como todo mundo que tava assistindo, já tava de saco cheio da festa interminável e nem fez suspense pra anunciar o vencedor de melhor ator. A pressa deu até tilt no equipamento de TV, que não teve tempo nem pra molhar o bico;

- Jane Fonda fez pacto com o diabo. Ela deve se banhar todos os dias com o sangue de 3 virgens da Birmânia pra se manter eternamente com 35 anos;

- Bella, era a compostura em pessoal. Cara de enjôo, mancando, toda assanhada, vestido amassado e mal ajustado, tossindo o pigarro. Uma finesse;

- Catherine Zeta se agarra com Matusalém em casa, então aproveita pra bolinar garotão nos palcos;
- Halle Berry, como sempre, um luxo. E ela foi miss em 1986! Quase 30 depois continua no mesmo exato molde;

- Éponine, como sempre, ofuscando Cosette;

- Bridget Jones mergulhou de vez no botox. Perda total! Nem o olho consegue abrir mais;

- Spielberg A-DO-ROU ter perdido o Oscar de diretor. Era a cara da felicidade. Só não foi mais engraçado do que quando perdeu por Tubarão;

- Anne Hathaway tá a cara de Roberto Gambine (joguem no google). E os tão comentados mamilos dela eram a costura do vestido. Só não vê quem é cego. Ou gosta de fazer piada de peitos, à la MacFarlane;

- Pronto! Adélia já ganhou o Oscar dela. Agora tá bom de dar um tempo, né? Te vemos agora em 2030 quando o enjôo passar?

A lista completa de vencedores:

Melhor Filme
Argo
Melhor Diretor
Ang Lee
As Aventuras de Pi
Melhor Ator
Daniel Day-Lewis
Lincoln
Melhor Atriz
Jennifer Lawrence
O Lado Bom da Vida
Melhor Ator Coadjuvante
Christoph Waltz
Django Livre
Melhor Atriz Coadjuvante
Anne Hathaway
Os Miseráveis
Melhor Roteiro Original
Django Livre
Melhor Roteiro Adaptado
Argo
Melhor Animação
Valente
Melhor Filme Estrangeiro
Amor
Áustria
Melhor Canção
Skyfall por Adele
007 - Operação Skyfall
Melhor Trilha Sonora
As Aventuras de Pi
Melhor Fotografia
As Aventuras de Pi
Melhor Montagem
Argo
Melhores Efeitos Visuais
As Aventuras de Pi
Melhor Design de Produção
Lincoln
Melhor Figurino
Anna Karenina
Melhor Maquiagem e Cabelo
Os Miseráveis
Melhor Edição de Som
Empate: A Hora Mais Escura & 007 - Operação Skyfall
Melhor Mixagem de Som
Os Miseráveis
Melhor Documentário
Searching for Sugar Man
Melhor Documentário Curta
Inocente
Melhor Curta
Curfew
Melhor Curta de Animação
Paperman

4 comentários:

natalia matos disse...

Faltou só falar do Joaquin Phoenix, megafeliz com a sua indicação
asuuhsuhaush
http://lolhehehe.com/124146/joaquin-phoenix-muito-feliz-com-a-nomeacao-ao-oscar.html

Dai disse...

Perfeitas as obseervações sobre o apresentador. Seth Macfarlane é um idiota e um bully e o roteiro e direção da cerimônia não poderiam ser piores. Mas... o que vc diz sobre a canção de Les Mis não procede. Na canção com o elenco, a "cantoria sobreposta" é exatamente a canção final do musical. A não ser pela inclusão de Suddenly, foi representada de forma fiel, e isso faz sentido na peça, em função da história. Adelão é arroz de festa, não tenho ódio nem amor, mas não aguento mais esse tipo de cantora over que grita e desafina, já deu de Mariahs e Whitneys, em minha opinião, que cante alguém que saiba usar a voz para acariciar a audição, não pra estourar tímpanos. Emanuelle Riva fez a minha alegria e a minha tristeza, gostei de ver a grande diva em lugar de destaque, mas é triste constatar que é mais um 'pérolas aos porcos'. Ao final, só desejava que ela não estivesse ali, presenciando aquele espetáculo tão vazio e desarticulado, ela não merecia estar ali, a essa altura da vida. E o resto todo achei mais brega que o sentido da palavra brega. Só que um brega nada inofensivo, já que até a primeira dama veio assinar embaixo da campanha militarista promovida pelo cinema. Enfim, ver os premiados me deu a (falsa) impressão de que não temos um grande cinema hoje, nem atores e atrizes ousadxs e inovadorxs. Mas roliudi está apenas onde sempre esteve, na mesma.

Bia Veiga disse...

ai vitor.. que pena que o primeiro oscar que eu vi inteiro sem dormir foi tao mais do mesmo ne!! fico feliz de ter ouvido todas as frases q vc destacou, inclusive durante o oscar ficava pensando.. sera q essa frase vitor vai destacar, pq foi uma frase boa. kkkk. engracado ter visto varias das que pensei, deve ser pq foi o pouco que se salvou da noite!!!! Achei que a dança de charlize e a parte bela e a fera balanceou um pouco a palhacada daquela musica sem gracas dos boobs. Eu sou jennifer aniston fa de carteirinha, mas nao achei o vestido dela tao bonito. Bella estava realmente descabelada e com cara de que acabou de acordar, totalmente perdida e fora do contexto, podia ter ficado em casa. O pseudo charme dela de que sou estranha mas sou sexy, dessa vez nao colou, ficou so estranha mesmo. Eu sou cega mesmo mas apesar de ter notado q era costura achei o peito da outra mal posicionado no vestido mesmo assim. Adorei a queda musa de Jennifer, principalmente ela zoando da plateia depois, mas achei desnecesssario o gesto obsceno. Sabe que eu cheguei a pensar q ela caiu de proposito, q foi a Dior que pediu, pq eu nunca vi uma conhecidencia tremenda a pose que ela fez ao cair, colocando a mao no rosto e se apoiando, tinha um fotografo num angulo exato e o vestido dela saiu maravilhoso nessa pose!!! nem se ela tivesse feito pose pro fotografo teria saido tao bonito! foi o melhor angulo do vestido dela de todas as fotos do oscar!!! vendo a foto da queda, eu acho o vestido dela Muso ganhador, diferente das fotos em pe de frente!! kkkkkkkkkkkkkkk. No mais dou gracas a deus q nao veremos ben affleck choramingando , ng merece. Ah, maurio ja baixou PI vou assistir hJ! bjss

Tony Amaral disse...

Perfeitas colocacoes, Vitor! Estou morrendo de rir, a medida que vou me lembrando das cenas. Gostei dos cenarios meio carnavalescos, meio Renato Lage...kkk...abracao...adorei o blog!