quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Seção CINEMA // Indicados ao Framboesa de Ouro 2011

Essa semana saíram também as indicações ao Framboesa de Ouro, que premia aos supostos piores trabalhos em cinema do ano. Acho sempre a idéia divertida e interessante, mas mal aproveitada, já que poderiam transformar o evento numa cerimônia de TV divertida e engraçada, e eles (a academia organizadora) têm seus pecados e idiossincracias também. Eles gostam muito de chutar cachorro morto, por exemplo, premiar a Paris Hilton toda vez que ela faça uma ponta que seja em algum filme, ou enchem a lista de nomes famosos para dar notícia, se esquecendo de lembrar de trabalhos deveras ruim de muitos famosos.


Seria curioso se eles também indicassem vários dos supostos melhores, já que muita besteira entra na lista do Oscar também. Às vezes eles acertam, como quando premiaram Halle Berry e Sandra Bullock recentemente à Pior Atriz. Elas, providas de muito espírito esportivo e bom humor, foram receber seus prêmios. Vejamos a lista com comentários:


PIOR FILME

- Caçador de Recompensas
- A Saga Crepúsculo: Eclipse
- O Último Mestre do Ar
- Sex and the City 2
- Os Vampiros Que Se Mordam

Os 3 filmes da lista que vi, renderam posts, e neles vocês podem ver que eu não achei Caçador de Recompensas essa droga. Eu até gostei. Achei divertido, apesar de ser senso comum. Muita coisa pior foi pras telas, como Idas e Vindas do Amor, As Viagens de Gulliver, Vida e Morte de Charlie, A Última Canção, Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família, etc. Desses aí, eu suponho que ambos os dos vampiros sejam os piores, mas não duvido que Sex and The City 2 fique com o "troféu".


PIOR DIRETOR

- Sylvester Stallone (Os Mercenários)
- Jason Friedberg e Aaron Seltzer (Os Vampiros Que Se Mordam)
- Michael Patrick King (Sex and the City 2)
- M. Night Shyamalan (O Último Mestre do Ar)
- David Slade (A Saga Crepúsculo: Eclipse)

Stallone é sempre abaixo da crítica. Nos anos 70 catapultaram esse estrupício às estrelas com Rocky, que levou Oscar, mas na verdade merecia era framboesa, e agora a gente tem que agüentar esse xarope até hoje. O filme, inclusive, merecia a categoria principal. Shayamalan tá merecendo o prêmio, mas de certeza que não é o pior diretor da lista.


PIOR ATOR

- Robert Pattinson (A Saga Crepúsculo: Eclipse e Lembranças)
- Taylor Lautner (A Saga Crepúsculo: Eclipse e Idas e Vindas do Amor)
- Jack Black (As Viagens de Gulliver)
- Gerard Butler (Caçador de Recompensas)
- Ashton Kutcher (Par Perfeito e Idas e Vindas do Amor)

Tirando Butler, todos são mesmo ruins. Butler despontou com Querido Frankie, que é belo, singelo, e depois virou astro com 300, que já é ruim, e até hoje nunca mais fez um filme realmente bom, então entrou na lista mais por esse motivo, creio. Mas eu o trocaria pelo Zac Efron em Vida e Morte de Charlie ou pelo elenco estelar de Os Mercenários. Eu votaria entre os dois adolescentes, mas por Eclipse.


PIOR ATRIZ

- Kristen Stewart (A Saga Crepúsculo: Eclipse)
- Jennifer Aniston (Caçador de Recompensas e Coincidências do Amor)
- Miley Cyrus (A Última Música)
- Megan Fox (Jonah Hex - Caçador de Recompensas)
- Sarah Jessica Parker, Kim Cattral, Kristin Davis e Cynthia Nixon (Sex and the City 2)

Aí que a gente vê como a lista passa do ponto da brincadeira e cai mais na perseguição, na maldade. As 4 de Sex and The City 2 não deveriam ser indicadas todas de uma vez. Se elas fossem tão ruins assim (que não é o caso), deveriam cada uma concorrer separadamente. Assim como vocês puderam também reparar que muitos concorrem por mais de um filme. Ou seja, por pura maldade, para simplesmente depreciar o artista. Jennifer Aniston interpreta variações da Rachel nos dois filmes, mas em nenhum deles ela faz um mau trabalho. Megan e Miley são cachorro morto. Nem tem graça premiar. Então só sobra a Bella... Mas acredito que a vencedora será Jennifer Aniston mesmo, que creio que deverá ir receber o prêmio, assim como Sandy Bullock e Halle Berry, pois tem senso de humor suficiente para tal.



PIOR ATRIZ COADJUVANTE

- Jessica Alba (O Assassino em Mim, Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família, Machete e Idas e Vindas do Amor)
- Cher (Burlesque)
- Liza Minnelli (Sex and the City 2)
- Nicola Peltz (O Último Mestre do Ar)
- Barbra Streisand (Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família)

Barbra, Cher e Liza numa lista só? Não sei como ainda não teve um quebra-pau maior que Stonewall! Só faltou Madonna e Mariah completando a lista, outras duas queridas deles. Jessica já virou outra que não pode fazer nada que vira logo chacota. Ela faz muita coisa ruim, mas nem é tão má atriz assim. Cher e Liza entraram por puro despeito. Cher nem tá ruim em Burlesque, e Liza não faz absolutamente nada no filme para merecer crítica que seja. Barbra me parece ser a pior mesmo, uma escolha bem interessante. Será que vão ter peito pra premiar?



PIOR ATOR COADJUVANTE

- Billy Ray Cyrus (Missão Quase Impossível)
- George Lopez (Marmaduke, Missão Quase Impossível e Idas e Vindas do Amor)
- Dev Patel (O Último Mestre do Ar)
- Jackson Rathbone (O Último Mestre do Ar e A Saga Crepúsculo: Eclipse)
- Rob Schneider (Gente Grande)

Dev Patel é bem fraquinho, e nem se destacou em Quem Quer Ser Um Milionário? e era a pior coisa do ótimo seriado inglês Skins. George Lopez é um coitado... Crente que é engraçado. Billy Ray e Jackson entraram por pura perseguição. Rob Schneider é fraco, mas não sei se o suficiente pra entrar na lista. Eu votaria no anglo-indiano, mas acho que o Billy Ray deve levar.


PIOR USO DE 3D

- Como Cães e Gatos 2
- Fúria de Titãs
- O Último Mestre do Ar
- O Quebra-Nozes 3D
- Jogos Mortais: O Final

Ótima categoria. Taí uma novidade mais do que acertada, diante da febre do tridimensional que assolou mais nossos cinemas do que os estacionamentos de shopping nos anos 80. Mas cadê Piranhas 3D? E Avatar? Enfim... Jogos Mortais merece o prêmio pela ganância. Fizeram um bom primeiro filme, mas continuaram com uma infinidade de seqüências por pura usúria.



PIOR CASAL EM CENA/ PIOR ELENCO

- Jennifer Aniston e Gerard Butler (Caçador de Recompensas)
- Josh Brolin e Megan Fox (Jonah Hex - Caçador de Recompensas)
- Elenco inteiro (A Saga Crepúsculo: Eclipse)
- Elenco inteiro (Sex and the City 2)
- Elenco inteiro (O Último Mestre do Ar)

Já essa categoria é maldade inteira. Nem vontade de opinar dá. Numa olhada rápida, sem pensar muito, só seguindo os instintos, votaria em Crepúsculo. Mas dar prêmio a Crepúsculo é só para poder irritar meninas adolescentes para que elas façam vídeo e coloquem no YouTube. Ainda mais numa categoria tão mesquinha quanto essa.


PIOR ROTEIRO

- O Último Mestre do Ar
- Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família
- Sex and the City 2
- A Saga Crepúsculo: Eclipse
- Os Vampiros Que Se Mordam

Essa seria uma lista mais justa para Pior Filme. Essa categoria Sex and The City 2 mereceria levar, mas a competição é pesada, só os dos vampiros que se mordam que não mereceria por ser um filme de puro deboche mesmo. Além de ser café pequeno também.


PIOR SEQUÊNCIA, REMAKE, PREQUEL OU DERIVADO

- Fúria de Titãs
- O Último Mestre do Ar
- Sex and the City 2
- A Saga Crepúsculo: Eclipse
- Os Vampiros Que Se Mordam

Todos ruins mesmo. Fúria, Sex e Eclipse merecem demais a "honraria". Jogos Mortais ficou faltando na lista também. Seria uma boa incluir True Grit na lista... Mostraria um pouco de ousadia dessa "Academia"...



Vejamos quais serão os resultados dia 26 de fevereiro. Tomara que sejam menos covardes com os resultados do que com as indicações!


UPDATE (26/2): E eis que saíram os resultados. Vejamos:

Pior Filme
O Último Mestre do Ar
Não vi, nem pretendo.

Pior Diretor
M. Night Shyamalan (O Último Mestre do Ar)
Tava merecendo. Tava pedindo faz tempo.

Pior Ator
Ashton Kutcher (Par Perfeito e Idas e Vindas do Amor)
Meio tecla batida, né? Todo mundo sabe que ele é fraco.

Pior Atriz
Sarah Jessica Parker, Kim Cattrall, Cynthia Nixon e Kristen Davis (Sex and the City 2)
Exagero.

Pior Ator Coadjuvante
Jackson Rathbone (O Último Mestre do Ar e A Saga Crepúsculo: Eclipse)
Difícil julgar, mas acho difícil ele ser pior que o Dev.

Pior Atriz Coadjuvante
Jessica Alba (O Assassino em Mi, Entrando numa Fria Maior Ainda com a Família, Machetee Idas e Vindas do Amor)
Outro exagero.

Pior Roteiro
O Último Mestre do Ar
Resultado chocante...

Pior Casal ou Elenco
Elenco de Sex and the City 2
Mais um exagero.

Pior Prelúdio, Remake, Sequência ou Plágio
Sex and the City 2
Esse foi até merecido, mas tem coisa pior por aí.

Pior 3D de Arrancar os Olhos
O Último Mestre do Ar
Eu suponho que seja pior que Piranhas 3D, porque esse outro ao menos tem senso de humor. Tanto que nem indicado foi.


Considerações finais: Se o Oscar não muda, o Framboesa também não. Continua com seus poucos acertos esporádicos aqui e ali, mas com o mesmo medo de cutucar onça com vara curta, o que só faz dela uma premiação interessante no papel, o que na prática já é bem diferente.

2 comentários:

  1. Bom, depois de ler essa lista eu saio com a convicção de que o framboesa é o troféu que persegue blockbusters adolescentes, homens tesudos e comediantes quarentonas e sexy. (ah, esqueci de divas gay, como menção honrosa, humpf).

    ResponderExcluir
  2. como eles deixam escapar skyline, gulliver, tron (jeff bridges deveria ter sido indicado) só para não perder a oportunidade de espinafrar os gatos e gatinhos da vez. Pow, essa podia ser a minha lista de possíveis sonhos eróticos, afff

    ResponderExcluir