sábado, 22 de janeiro de 2011

Seção CINEMA // Comentários sobre o Globo de Ouro e Critics' Choice Awards 2011

Com algum atraso eu posto meus comentários sobre o Globo de Ouro e o Critics Choice Awards. Essas semanas eu andei viajando e só agora pude parar pra escrever e postar a respeito. Os Globos foram bem previsíveis. Nada de inesperado ou surpreendente, e foi apresentando novamente pelo comediante inglês Ricky Gervais.

Ricky Gervais. Venenoso. Como sempre. Com suas frases bem no estilo “Se colar, colou. Qualquer coisa eu tava só brincando”. Falou mal de todo mundo. Adoro. Falou que O Turista é muito ruim pra ser indicado. Disse que o pôster de Sex and The City 2 merecia prêmio de efeitos especiais. Chamou Bruce Willis de pai do Ashton Kutcher. Chamou Sylvester Stallone de limitado. Chamou Hugh Hefner de “walking dead”. Chamou Tom Cruise e John Travolta de gays. Quer dizer, isso daí nem é falar mal...

Adorei o discurso irônico do Robert DeNiro, que recebeu o prêmio especial pela carreira, falando sobre o tratamento dado aos estrangeiros nos EUA. E engraçado como tantos gays (e afins) foram premiados. Jane Lynch, Chris Colfer, Glee, Temple Grandin, Jim Parsons, Burlesque, Minhas Mães e Meu Pai (apesar dos pesares), Annette Benning na lista. É tipo quando o Oscar premiou Halle Berry e Denzel Washington em 2002.

Quanto aos prêmios... Acho que só uns poucos me agradaram. Como sempre... Eu pareço uma tia velha resmungona, mas premiações são assim. Vejamos os prêmios:

Melhor Drama: A Rede Social
Apesar de adorar Cisne Negro, acho que votaria na ousadia de A Origem. Michael Douglas, se recuperando do câncer, ovacionado entregando o prêmio.

Melhor Comédia: Minhas Mães e Meu Pai
Um desastre a categoria. Só indicaram bomba. Eu votaria em Amor e Outras Drogas, escrito a mão embaixo da lista dos cinco.

Diretor: David Fincher por A Rede Social
Christopher Nolan por mim venceria tudo, mas colocaram na cabeça que A Rede Social é o filme do ano, então que o seja.

Ator Drama: Colin Firth por O Discurso do Rei
Colin devia ter ganhado o ano passado. Premiações têm muito disso de reparar um erro em anos seguintes, muitas vezes fazendo outro. Ele estava bem melhor em Direito de Amar, mas também não acredito que tenha sido um erro dessa vez.

Atriz Drama: Natalie Portman por Cisne Negro
Merecidíssimo. Mas um discurso bem sem graça e cheio de comentários embaraçosos. Gosto demais da Nicole também. Torço para que ela ganhe pelo menos algum prêmio.

Ator Comédia: Paul Giamatti por Barney’s Version
Acho que eu votaria no Jake Gyllenhaal. O Paul é ótimo ator, mas ele faz umas coisas bem meia-boca que chamam de filme Cult, como eu suspeito que esse seja.

Atriz Comédia: Annette Benning por Minhas Mães e Meu Pai
Já disse que não gosto do filme, e que Annette e Julianne são muito superiores a ele. Votaria na Emma Stone, fácil.

Ator Coadjuvante: Christian Bale por O Vencedor
Eu gosto do Christian, mas tudo naquele filme é tão exagerado e caricato que meu voto ia fácil pro Geoffrey Rush.

Atriz Coadjuvante: Melissa Leo por O Vencedor
O discurso da Melissa foi uma das coisas mais vergonha-alheia que eu vi em premiações. Nem Marion Cotillard ganhando o Oscar surtou tanto... Meu voto ia pra Helena Bonham Carter em Harry Potter ou Alice no País das Maravilhas. Mas ela não foi indicada por esses... Então eu votaria na Jacki Weaver.

Melhor Roteiro: A Rede Social
Sinceramente, esse é o filme mais chato de todos os filmes do Aaron Sorkin que eu já vi. Questão de honra é muito melhor.

Melhor Canção Original: “You Haven’t Seen The Last of Me” de Burlesque
É a melhor coisa do filmeco (que cada dia que passa eu gosto menos). Diane Warren pelo menos é ótima e já merecia ter levado algum faz um tempinho.

Melhor Trilha Sonora: A Rede Social
Quando colocam uma coisa na cabeça eles vão longe... Eu votaria no Alexander Desplat por O Discurso do Rei ou no Hans Zimmer por A Origem.

Melhor Animação: Toy Story 3
O melhor filme do ano. Por mim ele, Cisne Negro ou A Origem ganharia o Oscar (de melhor filme). Hailee Steinfeld linda apresentando, e o Justin Bieber um mala, pra variar...

Melhor filme estrangeiro: In a Better World da Dinamarca
Achei todos interessantes pelos trailers, mas não vi nenhum ainda. Ricky Gervais devia ganhar uma dúzia de globos de ouro só pela piada ao dizer que ninguém nos EUA se importa com essa categoria.

Melhor Série Drama: Boardwalk Empire
Delas eu só vejo Mad Men, que ganhou tudo que é prêmio antes, mas esse ano perdeu.

Melhor Série Comédia: Glee
Ai, credo. Todas as outras melhores, especialmente Modern Family.

Ator Drama: Steve Buscemi por Boardwalk Empire
John Hamm teria ganho por mim. Já disse que adoro Mad Men e essa temporada foi feita pra ele brilhar. Nota a parte pra Milla Jovovich que tava pra lá de careteira apresentando o prêmio. Ela devia estar usando a calcinha vibratória da Katherine Heigl em A Verdade Nua e Crua.

Atriz Drama: Katey Segal por Sons of Anarchy
Nunca vi o seriado da Katey, então eu votaria na Elizabeth Moss, já que eu adoro Mad Men, e ela nunca ganhou nada por ele.

Ator Comédia: Jim Parsons por The Big bang Theory
Jim Parsosn é o homem do momento pelo jeito. Eu nunca vi a série. Sempre achei muito nerd pra mim. Mas pelo menos fiquei feliz por Glee não ganhar tudo! Por falar em ganhar tudo, a cara de c* do Alec Baldwin na platéia foi meio avarenta demais, depois de ganhar zilhões de prêmios por 30 Rock...

Atriz Comédia: Laura Linney por The Big C
Laura é sempre soberba, mas já vejo tanta série que não quero ver mais nenhuma pra não perder mais tempo. Mas acho mesmo se a visse, eu votaria nela mesmo.

Melhor Filme ou Minissérie de TV: Carlos
Nunca vi nenhum, mas Carlos e Temple Grandin são os que me chamam atenção. Spielberg que me perdoe, mas não tem quem mais agüente guerra, por isso nunca votaria em The Pacific.

Ator de Filme ou Minissérie de TV: Al Pacino por You Don’t Know Jack
Al Pacino já tem uns 70 e cocada, essa era sua 15ª indicação e quarta vitória. Ele ainda precisa de mais prêmio? Seria bom pra qualquer um dos outros ganharem mais visibilidade, principalmente o venezuelano Edgar Ramírez.

Atriz de Filme ou Minissérie de TV: Claire Danes por Temple Grandin
Vence a destruidora de lares oficial de Hollywood. Falam tanto de Angelina, mas quem separou um casal com uma grávida de oito meses? E ainda deu um pé na bunda dele depois pra casar com o Hugh Dancy. [Moralismo mode off] Dizem que o filme é ótimo. Ainda não vi, mas me parece bem interessante.

Ator coadjuvante de TV: Chris Colfer por Glee
Que me perdoe quem gosta de Glee, mas todo personagem ali é pura caricatura. Não há profundidade nem nada que mostre quem alguém é bom ao interpretá-los. Eric Stonestreet pela ótima Modern Family seria meu voto.

Atriz coadjuvante de TV: Jane Lynch por Glee
Jane é o que há de melhor em Glee, mas ela venceu por não ter vencido ano passado. Eu votaria na Sofia Vergara, que é a minha personagem preferia de Modern Family.


Eu nunca falo aqui sobre moda nesses eventos, mas me o que me chamou atenção foi como Angelina Jolie e Anne Hathaway estavam lindas. Quer dizer, isso não é novidade, mas o que me dói dizer é que estavam com vestidos de manga comprida com ombreira, que são o que há de mais feio dos anos 80. Eles estão voltando mesmo, pelo jeito. Talvez por esse motivo tive que abrir esse parêntese. Angelina com cara de anos 80... Praticamente a Kelly LeBrock. Jennifer Lopez também estava linda. Helena Bonham Carter merecia um beijo por ter ido fantasiada de bruxa. Adorei.


Já os Critics' Choice eu não vi, pois estava no Brasil e lá não foi televisionado. Então posto só a lista dos premiados:


Melhor Filme
A Rede Social

Melhor Diretor
David Fincher por A Rede Social

Melhor Ator
Colin Firth por O Discurso Do Rei

Melhor Atriz
Natalie Portman por Cisne Negro

Melhor Ator Coadjuvante
Christian Bale por O Vencedor

Melhor Atriz Coadjuvante
Melissa Leo por O Vencedor

Melhor Roteiro Original
O Discurso Do Rei de David Seidler

Melhor Roteiro Adaptado
A Rede Social de Aaron Sorkin

Melhor Direção De Arte
A Origem de Guy Dyas

Melhor Fotografia
A Origem de Wally Pfister

Melhor Figurino
Alice no País das Maravilhas de Colleen Atwood

Melhor Montagem
A Origem de Lee Smith

Melhor Maquiagem
Alice No País Das Maravilhas

Melhor Trilha Musical
A Rede Social de Trent Reznor & Atticus Ross

Melhor Mixagem De Som
A Origem

Melhor Efeitos Visuais
A Origem

Melhor Canção
“If I Rise” de 127 Horas

Melhor Filme De Animação
Toy Story 3

Melhor Filme Estrangeiro
Os Homens Que Não Amavam As Mulheres da Alemanha

Melhor Documentário
Waiting For ‘Superman’ de Davis Guggenheim

Melhor Elenco
O Vencedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário