domingo, 24 de outubro de 2010

Seção CINEMA // Crítica Eclipse

Lua de Cristal Que Me Faz Sonhar

Eclipse

Nota: 6,0

Minha nossa! Já passou esse tempo todo e eu nem debochei Eclipse ainda? Não é possível. Mas tudo bem. Antes tarde do que nunca. Se tem uma coisa pra qual esses filmes são ótimos, é o deboche. Tudo vira piada. E é tão bom quando a piada já vem pronta. Mas sejamos justos, o primeiro até que é assistível. O segundo é um drink no inferno, com direito a ver Nero, Hitler, Mussolini, Odete Roitman e Clodovil. Mas esse aqui é considerado o melhor da saga até agora. Com certeza é melhor que o segundo, mas continuo achando o primeiro superior. E eclipse nunca foi tão sem graça. Quando criança eu pegava logo o pedaço de filme e ficava olhando pro céu. "O dia vai virar noite, manhê!!!". Enfim, chega de babaquice, e vamos ao escárnio.

Que adolescente adora uma porcaria, não é novidade alguma. Talvez isso explique o sucesso dessa xaropada açucarada. Mas o legal da obra é que é um filme de vampiro feito de mulher para mulher. Essa coisa Marisa vem a calhar, já que o público feminino é sempre esquecido, mas por outro lado cai no clichê porque sempre que esse público é lembrado, fazem essas porcarias, como se mulher fosse incapaz de apreciar obras de qualidade.

A patacoada dessa vez continua com uns vampiros malvados vindo atrás da Bella, o que obriga os bons vampiros e lobisomens a se unirem para protegê-la. Na boa, há alguma chance de se ler a frase anterior e levá-la a sério? A Bella continua lerdinha das idéias. Eu aposto que lá em Washington devem ter branquelos galore, mas ela quer porque quer virar vampira e se deitar (ai que romântico!) com o picolé de baunilha. Eu diria pra ela e pra qualquer aborrescente: isso passa! Em cinco anos você já vai ser uma pessoa completamente diferente e mudar quase todas suas opiniões. Sossega.

Agora imaginemos o relacionamento de uma adolescente geração Macintosh e um vampiro de cento-e-lá-vai-cocada anos. A globalização e o desenvol-vimento tecnológico fizeram do século XX o que mais se desenvolveu e onde tudo tendeu a se tornar obsoleto em poucos anos. Difícil sincronizar as idéias com nossos avós, imagina ainda namorar com alguém que nasceu nos 1800's. Tudo bem (?) que ele congelou fisicamente como um jovem rapaz, mas até as mais retardadas das toupeiras vai amadurecendo emocionalmente e intelec-tualmente com os anos.

Se bem que a juventude atual é a mais careta em décadas. Um pavor! Mas metida à moderninha. É tipo a conquista do Império Romano pelo Turco-Otomano, que fez a civilização ocidental retroceder horrores. Só que agora tudo isso tá acontecendo em questão de décadas. Só pra se ter idéia, os corajosos jovens do movimento estudantil das décadas de 60 e 70 que lutavam pela democracia, hoje são chamados de "terroristas" pelos atuais com seu Ray-Ban retrô de armação colorida e sem lente, que ouvem Justin Bieber no seu iPod. Ou Restart. Ou ambos. Nossos jovens retrocederam à mentalidade Garrastazu-Geisel. Kyrie Eleison!

Ponto alto do filme? O discurso megaliberal da Anna Kendrick na formatura de high school. A Anna, coitada, tá totalmente perdida e mal aproveitada nesse filme. Já provou isso sendo indicada ao Oscar de coadjuvante esse ano por Amor Sem Escalas. Pelo menos com a saga ela vai poder fazer o pezinho de meia dela. A gente nunca sabe do futuro. Entre os pontos negativos, os efeitos especiais continuam fracos. Sei lá, no filme anterior os lobisomens pareciam menores. Nesse filme eles estão quase uns ursos! E pra mim, o que mais chama atenção é a segregação dos vampiros (brancos, pálidos e ricos) e lobos (índios/latinos, despidos e pobres). Racismo?

E ainda não engulo a tal história de vampiro vegetariano. Mai naonde que sangue, seja lá de que bicho venha, é vegetal? Só se for um sangue novo, a base de soja, que a Nestlé esteja pra lançar. Ou então True Blood. E por que todo mundo quer a tal da Bella? Ela nem é fada igual à Sookie! Não tem sangue açucarado, sabor limão ou framboesa. E a Sookie é muito mais sexy também, convenhamos. E melhor atriz. A Bella é enjôo sem fim. E não acho a Kristen a melhor opção pro papel. Ela é uma coisa Jodie Foster, que funciona pra outro tipo de fita. Já pensou se fosse a Lindsay Lohan? Bella ia ter toda uma vibe Courtney Love. Ia ser o pipoco!

No fim das contas, o que diabo que a Bella quer? Não precisa pedir ajuda pro Chapolin Colorado. Ou pros universitários. É mais claro que água de Lindóia. Ela só quer liberar seus instintos mais primitivos com o vampiro-purpurina, mas até agora já se foram três filmes e nada. Se fosse qualquer Porky’s ou American Pie, até o fim do filme esse dilema já teria terminado. Ela já teria trocado o vampiro gelado da cor da pureza pelo lobo quente da cor do pecado. E afinal, depois desse tempo todo, qualquer pessoa normal já teria parado pra se questionar: será que todo esse trabalho vale à pena?

11 comentários:

  1. vitor, sabe pq vc nao entende a saga crepusculo na sua essencia? pq vc nao leu os livros! va ler o livro pra depois falar mallllllllllll!

    ResponderExcluir
  2. Ah, Bia! Mas os filmes são obras diferentes e deveriam funcionar sozinhos. Só por você dizer que eu tenho que ler os livros pra gostar do filme, já mostra como eles são fracos.

    ResponderExcluir
  3. a vitor, eu curto. e eu acho a Kirsten a grande coisa do filme, mesmo o lado blase e meio apatico, acho apropriado para a falta de paixao, de perspectiva de muitas garotas dessa geracao. A Bella tem atitude, se impoe, diverge e ainda escolhe! Adoro...
    Logico, tem o lance de celibato e casamento, mas isso eh pressao do vampiro, neh... ela cede, coitada. Aih eu discordo da bela, como nao agarrar logo com aquele 1,80 de lobo, tanque e calor ali do lado?

    ResponderExcluir
  4. Nunca assiti nenhum da trilogia, mas essa foto que vc postou ai que tem uns 5 saradinhos com uma mulher parece foto de favelado que tem orkut!
    E morri de rir com a Bia! Até hoje esse blog so teve dois comentaristas (eu e a Dai) e aparece esses talifãs de Crepusculos e bobageira... Amei seu texto. Ri tanto!
    Bjos, meu divo!

    ResponderExcluir
  5. Asnalfa, eu conheço a Bia de longa data e ela às vezes deixa comentário no blog, mas sempre comenta diretamente pra mim =)

    ResponderExcluir
  6. O meu querido (a) Asnalfa, se toca!
    Eu não sou talifã de crepúsculo, e mais importante que isso, não "apareci" agora neste blog. Se vc for olhar lá do comecinho, vez ou outra eu comento sim. e isso não quer dizer que eu não leia o blog. Leio, sou fã de carteirinha. Mas AMIGO, coisa que vc não deve ser, não precisa sempre comentar no blog, pode simplesmente debater opiniões com seu outro amigo no msn, skype, ou até pessoalmente. Ok? E pra vc que não entende de nada mesmo, meu comentário do crepúsculo foi uma simples brincadeira, pois adoro implicar com vitor dos filmes que eu simpatizo mesmo sendo bestas. Deixa de meter o bedelho na conversa dos outros ta? acaba falando besteira! Passar bem!

    ResponderExcluir
  7. Desculpe Bia.
    Acontece que eu nao durmo com donos de blogs. Ok?
    Não preciso usar isso para humilhar os outros. Passar bem.

    ResponderExcluir
  8. Vitor,
    Morri de rir com esse post de Eclipse.
    Quando o filme passou aqui em Maceió as filas estavam enormes nas primeiras semanas, cheias de adolescentes que já começavam a gritar ainda na própria fila. Uma colega do trabalho me convenceu a esperar por ela para irmos juntas. Não gosto de esperar por ninguém, sou assim desde a minha adolescência, onde costumava ir sozinha ao cinema. Hoje em dia vou com Xelito. E eu ia assistir a Eclipse com ele, mas essa colega queria tanto ir comigo que resolvi esperar. Acabou que o filho dela adoeceu, o filme saiu de cartaz e nós não fomos. Agora só em DVD. Mas tenho certeza que vou gostar, pois gostei dos dois primeiros e você disse que esse é melhor que o segundo. Rsrsrs.

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi mto boa, dormi com vitu hahahahahah. Bom, se isto se refere a ele passar as ferias na minha casa, como convidado meu e de meu marido, ai ta certo!
    Vitoca por falar nisso se organiza pra janeiro, chegamos dia 03 e vc já e de casa. Bjus quero aprender receitas americanas dessa vez, cupcakes de preferencia!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Mas Bia, cupcake é igual a qualquer outro bolo,a diferença é que vem em porção individual.

    ResponderExcluir