domingo, 21 de junho de 2009

Seção CINEMA // Crítica Tentação Fatal

A Megera Domada

Tentação Fatal // Teaching Mrs. Tingle (1999)


Nota: 9,0


Tá! A nota pode ser exagerada, eu sei. Mas eu vi esse filme com 14 anos, e eu era fã de Dawson’s Creek, da Katie Holmes, e do Kevin Williamson. O Kevin era o roteirista de Dawson’s, aquele seriado cheio de adolescentes que dialogavam como pessoas de 30 anos de idade, além de filmes como Pânico e Eu Sei o Que Vocês Fizeram No Verão Passado. Todos ícones adolescentes da época, o que o tornou uma espécie de John Hughes “dark” dos anos 90. Aqui ele escreveu esse roteiro, além de dirigir o filme, justamente para a Katie Holmes estrelar. O papel é idêntico ao da Joey de Dawson’s, mas com outro nome. Nessa época ela era jovem, linda e meiga. Hoje é esquálida, depressiva e melancólica. Uma pena.

Bom, o filme é sobre três jovens que são pegos pela carrasca professora de história com uma cópia da prova final. Na tentativa de fazê-la repensar em entregá-los à diretoria, eles vão a casa dela, mas acabam perdendo o controle da situação. Os três amigos são feitos pela Katie (que é o pior papel dos três), pelo Barry Watson (o rebelde charmoso, à la James Dean), muito conhecido nos EUA por fazer novelas e seriados, como 7th Heaven, e a Marisa Coughlan (a melhor amiga desmiolada), no seu primeiro e talvez maior papel até hoje. A temível professora é feita pela Helen Mirren, dama do teatro inglês, como a Fernanda Montenegro é para nós, que anos mais tarde ganhou o Oscar por A Rainha.

O filme com certeza não é nenhuma obra prima, não é extraordinário, mas tem suas qualidades. É uma comédia de humor negro, as piadas não são de baixo nível e algumas são até inteligentes. Se fosse péssimo, acredito que a Helen jamais toparia fazê-lo. Pra aumentar as semelhanças do Kevin com o John Hughes, a musa do John nos anos 80, a Molly Ringwald, também faz parte do elenco, bem longe de ser a menina charmosa dos velhos tempos, como uma secretária do colégio que lê aqueles livrinhos de romance brega que se vendem em banca de revista. A trilha sonora também é ótima. Todas as bandas e músicas são praticamente desconhecidas, mas eu adoro e as ouço até hoje.

Já vi o filme algumas vezes (no cinema, em DVD, na Tela Quente, na Sessão da Tarde, baixado da internet...) e toda vez que revejo continuo gostando tanto quanto. Acho que as lembranças da época me fazem apreciá-lo mais do que se ele fosse filmado hoje em dia. O mesmo, por exemplo, não acontece com Cavaleiros do Zodíaco. Um dia desses eu revi alguns episódios e pensei: como é que eu gostava disso?

Uma curiosidade do filme é que o título original era Killing Mrs. Tingle (Matando a Sra. Tingle), mas o filme estava pra ser lançado bem na época em que ocorreu o massacre de Columbine, então o filme foi renomeado para Teaching Mrs. Tingle (Ensinando a Sra. Tingle), que eu gostei bem mais, achei mais sutil, sarcástico. Já o título nacional é uma porcaria. Não reflete o filme em nada. Aqui existe muito disso, traduzem muito mal os títulos dos filmes, além de quase sempre adicionarem subtítulos ridículos aos filmes. Um dia escreverei sobre isso também.

6 comentários:

  1. Eu assistia na época, mas achava muito dramático. Revi esses dias e não gostei.

    ResponderExcluir
  2. Ressuscitando filmes da sessão da tarde, hein?! Rs rs
    Bem, pelo menos é por uma boa causa; ou melhor, por uma boa nota!
    Infelizmente não assisti a esse filme - meus bons tempos de "fiscal da natureza" ficaram pra trás há muito tempo... Mas devo gostar desse daí, pois comédia é o meu gênero favorito, que vai do besteirol mais puro às comédias românticas (daquelas bem água com açúcar mesmo!). Hahaha
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu nunca peguei esse filminho reprisando na TV, vc sempre fala bem dele. Eu adorava a Kate naquela época. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Poxa,eu tô doido atrás desse filme completo ha um tempão,já revirei o Google de ponta cabeça,com todas as palavras chave que eu podia,e nada!
    Tem alguns links com o filme online,mas todo cortado,da exibição da Globo de 2012.
    Dá pra acreditar que eu tinha ele,aqui,baixei em 2011,tirei umas 3 cópias,mas mesmo assim perdi??
    E estava completinho.Botei no YT,mas os desgramados bloquearam,e eu acabei excluindo a conta,de raiva.Se eles não tivessem bloqueado,agora era só baixar de lá,de novo!

    E o pior é que é muuuuuuuuuuuito difícil,super dificil achar esse filme online completo,para baixar!
    Internet se acha tanta coisa,e quando a gente mais precisa...Não tem!!

    ResponderExcluir
  5. Ainda existem video locadoras. E nas americanas deve ter em dvd baratinho.

    ResponderExcluir