sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Seção CINEMA // Globo de Ouro

Como não tenho TV a cabo em casa, só pude ver o Globo de Ouro tardiamente. Adoro as premiações, que muitos acham tediosas e chatas. Passo 4 horas me deliciando com os momentos. A não ser que sejam momentos indigestos, como Roberto Benigni, Crash, etc. O mais interessante é ver como os artistas normalmente são menos interessantes fisicamente sem a produção dos filmes. Renée Zellweger que o diga... Há alguns posts atrás eu analisei a carreira Kate Winslet nas premiações, e fiquei feliz demais de vê-la sendo finalmente reconhecida! A vencedora da noite. Ofuscou até a produção anglo-indiana. E mais uma vez meu favorito sai de mãos vazias.


Vamos aos prêmios:

Melhor Filme Drama
Slumdog Millionaire

Indicados:
O Curioso Caso de Benjamin Button, Frost Nixon, Apenas Um Sonho, O Leitor.

Aí tem... Apesar deu eu adorar Danny Boyle, o filme ser legal, não é nem de longe o tipo de filme que ganha premiações. Principalmente um filme com elenco totalmente indiano. Aí tem mesmo! Muito estranha toda essa jogação de confeti. Conversando com ela, a gente meio que concluiu que deve ser tipo uma fusão milionária entre uma produtora americana e alguma coisa relacionada a Bollywood, que sabemos que extremamente popular na Ásia, e até produz mais filmes que Holywood anualmente... Enfim! Só suposições, teorias da conspiração...


Melhor Ator Drama
Mickey Rourke (O Lutador)

Indicados: Brad Pitt (O Curioso Caso de Benjamin Button), Sean Penn (Milk), Frank Langella (Frost Nixon), Leonardo DiCaprio (Apenas Um Sonho).

Minha Nossa Senhora da Bicicleta, dai-me equilíbrio! O que aconteceu com aquele homem que protagonizou 9 e ½ Semanas de Amor? A gente sabe a resposta né... Uma mistura de álcool, drogas, boxe e plásticas mal sucedidas. Virou uma espécie de "motoqueiro from hell" (cliquem na imagem para ampliar). Kim Basinger não passaria nem 9 e ½ minutos com ele agora... Ele fez um bom trabalho no filme, mas não é superior a nenhum dos outros. Acho que foi mais pelo motivo que o Rubens Ewald Filho afirmou na transmissão: O filme marca a volta dele a indústria. Mas ninguém queria ele de volta... Ainda mais deformado desse jeito.


Melhor Atriz Drama
Kate Winslet (Apenas Um Sonho)

Indicadas:
Anne Hathaway (O Casamento de Rachel), Angelina Jolie (A Troca), Meryl Streep (Dúvida), Kristin Scott Thomas (I’ve Loved You For So Long).

Ela parecia estar tendo uma síncope nervosa no momento, mas foi merecido. Como eu disse no post sobre o filme, ela tem os melhores momentos do filme, e realmente brilha. Só conferi o desempenho dela e de Angelina, mas Anne era a favorita e eu gosto dela como atriz. Kate está na indústria há séculos e foi indicada várias vezes e esse foi o seu momento.


Melhor Filme Comédia
Vicky Cristina Barcelona

Indicados:
Queime Depois de Ler, Simplesmente Feliz, Na Mira do Chefe, Mamma Mia!.

Não vou mentir que tava torcendo por Queime Depois de Ler... Apesar de ter gostado Vicky, Woody Allen já fez muita coisa melhor. A cena do filme que mostraram na cerimônia é um show de má interpretação. Também acho Na Mira do Chefe melhor, mesmo não vendo muita comédia nele. O prêmio foi entregue pelo Sacha Baron Cohen. Como eu o acho sem graça! Acho o humor dele de quinta. De último nível. Não acrescenta nada. Borat é de muito mau gosto...


Melhor Ator Comédia
Colin Farrell (Na Mira do Chefe)

Indicados:
Brendan Gleeson (Na Mira do Chefe), Javier Bardem (Vicky Cristina Barcelona), James Franco (Segurando as Pontas), Dustin Hoffmann (Last Chance Harvey).

Colin é um bom ator. Apesar de fazer mais blockbusters, ele faz filmes bons como Casa no Fim do Mundo e O Sonho de Cassandra, que ele dá show. Acho que até melhor do que nesse. Ele é alma do filme e mereceu o reconhecimento.


Melhor Atriz Comédia
Sally Hawkins (Simplesmente Feliz)

Indicadas: Emma Thompson (Last Chance Harvey), Rebecca Hall (Vicky Cristina Barcelona), Meryl Streep (Mamma Mia!), Frances McDormand (Queime Depois de Ler).

Sally pareceu uma das mais emocionadas da noite ao vencer. Ela brilha no filme (meio entediante, enfadonho) fazendo um papel difícil, que acho que 95% dos atores iriam cair no clichê e fazê-lo cheio de tiques e caretas. Das indicadas, vi também Rebecca, e achei um papel um saco, uma chata, Meryl, e detestei o filme, mas ela está sempre bem dentro da proposta, e Frances, que está maravilhosa em Queime, e nunca ganhou um Globo de Ouro. No ano que ela ganhou o Oscar, ela perdeu o Globo para Madonna em Evita (que deveria ter ganhado o Oscar também).


Melhor Ator Coadjuvante
Heath Ledger (Batman – O Cavaleiro Negro)

Indicados:
Tom Cruise e Robert Downey Jr. (Trovão Tropical), Ralph Fiennes (A Duquesa), Philip Seymour Hoffman (Dúvida).

Heath vai ganhar todos os prêmios. E merecidamente. Fazer um papel já feito por Jack Nicholson, que virou um ícone e dar uma reviravolta nele é um trabalho louvável. Não vi nenhum dos outros indicados (shame on me)...


Melhor Atriz Coadjuvante
Kate Winslet (O Leitor)

Indicadas:
Penélope Cruz (Vicky Cristina Barcelona), Amy Adams e Viola Davis (Dúvida), Marisa Tomei (O Lutador).

Não vi o filme da Kate ainda, mas ela está sempre ótima. Penélope era a favorita, mas já perdeu dois prêmios para Kate e agora já perdeu o favoritismo. De fato, já a vi melhor. Ela sobreatua o tempo inteiro. Muito exagerada. O filme diz que ela é uma mulher sensual e fascinante, mas ela é só uma louca escandalosa em tempo integral. Faltou algo nela. Não vi dúvida ainda, e Marisa está bem em O Lutador. Deve ser um papel muito desconfortável de se fazer. Ela fica nua praticamente o filme inteiro.


Demais prêmios para cinema:

Melhor Diretor
Danny Boyle (Slumdog Millionaire)

Indicados: Stephen Daldry (O Leitor), Ron Howard (Frost Nixon), David Fincher (O Curioso Caso de Benjamin Button), Sam Mendes (Apenas Um Sonho).


Melhor Roteiro

Simon Beaufoy (Slumdog Millionaire)

Indicados: O Leitor, Frost Nixon, O Curioso Caso de Benjamin Button, Dúvida.


Melhor Canção Original
Bruce Springsteen, por The Wrestler (O Lutador)

Indicados: Once in a Lifetime (Cadillac Records), I Thought I Lost You (Bolt), Down To Earth (Wall-E), Gran Torino (Gran Torino).


Melhor Trilha Sonora
A.R. Rahm (Slumdog Millionaire)

Indicados: Hans Zimmer (Frost Nixon), Alexandre Desplat (O Curioso Caso de Benjamin Button), James Newton Howard (Defiance), Clint Eastwood (A Troca).


Melhor Filme Estrangeiro
Valsa com Bashir (Israel)

Indicados: Gomorra (Itália), Everlasting Moments (Suécia, Dinamarca), I've Loved You So Long (França), The Baader Meinhof Complex (Alemanha).


Melhor Animação
Wall-E

Indicados: Bolt, Kung Fu Panda.

A imagem do ano!

Um comentário:

  1. U-hu! Go, kate, go! adorei a crônica sobre o GG, concordo com suas observações, principalmente sobre o humor de quinta do Sascha Baron. Disgusting, isso sim. Beijos, mon cher.

    ResponderExcluir