quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Seção CINEMA // Indicados ao Oscar


Hoje saíram as indicações ao Oscar, tornando Benjamin Button e Forrest Gump ainda mais parecidos. Até o número de indicações foi o mesmo! E praticamente nas mesmas categorias. Aí vai uma lista do top 10 do ano segundo a Academia:

• O Curioso Caso de Benjamin Button - 13 indicações
• Quem Quer Ser Um Milionário - 10 indicações
• Batman - O Cavaleiro das Trevas - 8 indicações
• Milk - A Voz da Igualdade - 8 indicações
• Wall-E - 6 indicações
• Dúvida - 5 indicações
• Frost Nixon - 5 indicações
• O Leitor - 5 indicações
• Apenas Um Sonho - 3 indicações
• A Troca - 3 indicações

Alguns indicados comentados:

Melhor Filme
O Curioso Caso de Benjamin Button
Frost Nixon
Milk - A Voz da Igualdade
O Leitor
Quem Quer Ser Um Milionário?

Esperados todos eles (fotos ao lado, clique para ampliar). Senti falta de Apenas Um Sonho na lista. Wall-E e Batman também mereciam. Slumdog é o favorito, e tem levado muitos prêmios, por razões não muito claras para mim. Torço por Benjamin ou Milk.


Melhor Diretor
Danny Boyle (Quem Quer Ser Um Milionário?)
Stephen Daldry (The Reader)
David Fincher (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Ron Howard (Frost Nixon)
Gus Van Sant (Milk - A Voz da Igualdade)

Os cinco indicados a melhor filme conseguiram indicações para seus diretores. Não é muito freqüente. Até agora, o favorito é o Danny Boyle.


Melhor Ator
Richard Jenkins (The Visitor)
Frank Langella (Frost Nixon)
Sean Penn (Milk)
Brad Pitt (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Mickey Rourke (O Lutador)

Gostei de ver o Richard Jenkins (foto em baixo) indicado. Gostei muito do filme. Tocante.Acho que essa categoria pode surpreender. A última vez que deu um "azarão" foi com o Adrien Brody, em 2003, quando todos os indicados eram bons. Os votos se dividiram e ele levou. Acho que esse ano o quadro é parecido. Tudo vai depender do resultado do SAG. Mas até agora tá entre Sean Penn (foto em cima) e Mickey Rourke. Senti falta do Leonardo DiCaprio. Trocaria o Frank por ele.


Melhor Atriz
Anne Hathaway (O Casamento de Rachel)
Angelina Jolie (A Troca)
Melissa Leo (Rio Congelado)
Meryl Streep (Dúvida)
Kate Winslet (O Leitor)

Kate já ganhou alguns prêmios por esse filme. Mas todos como coadjuvante... Como será que ela se sai indicada a protagonista? Difícil prever. Anne era a favorita aos prêmios até o Globo de Ouro. Até Kate ganhar. Por Apenas Um Sonho, que não foi indicado. Meryl venceu pela última vez há 27 anos, e quase todo ano é indicada. Será que a Academia vai achar que dessa vez ela merece levar? Ela é a típica atriz que vai levar seu terceiro, e quem sabe quarto prêmio... Correndo por fora, Angelina e Melissa Leo, que nem foi indicada ao Globo. Além de Kate, Sally Hawkins por Simplesmente Feliz também foi ignorada.


Melhor Ator Coadjuvante
Josh Brolin (Milk - A Voz da Igualdade)
Robert Downey Jr. (Trovão Tropical)
Philip Seymour Hoffman (Dúvida)
Heath Ledger (Batman - O Cavaleiro das Trevas)
Michael Shannon (Foi Apenas Um Sonho)

Essa categoria já tem dono merecidamente desde janeiro do ano passado. Gostei de ver o Michael (foto em baixo) ser indicado. Ele realmente roubas as cenas em Apenas Um Sonho. E eu torcia pelo Emile Hirsch (foto ao lado) ser indicado. Gosto mais dele do que do Josh em Milk. James Franco também era um dos possíveis indicados.



Melhor Atriz Coadjuvante
Amy Adams (Dúvida)
Penélope Cruz (Vicky Cristina Barcelona)
Viola Davis (Dúvida)
Taraji P. Henson (O Curioso Caso de Benjamin Button)
Marisa Tomei (O Lutador)

Já que Kate foi deslocada de categoria, aqui eu sou Taraji desde criancinha... Mas a Penélope tá com tudo pra levar. Se não for dessa vez, não será mais nunca! Torci por ela em Volver, mas dessa vez eu tenho outras preferências. Marisa tá bem também, mas ela já levou um há uns 15 anos atrás, que consideram injusto até hoje. Não creio que ela vá levar dessa vez. Ainda vou ver Dúvida pra comentar melhor.


Melhor Roteiro Original
Wall-E, de Andrew Stanton e Pete Docter
Milk - A Voz da Igualdade, de Dustin Lance Black
Na Mira do Chefe, de Martin McDonagh
Rio Congelado, de Courtney Hunt
Simplesmente Feliz, de Mike Leigh

Parece que Milk caminha fácil nessa categoria. Mas Wall-E é sempre perigo. Eu fico na dúvida. Mas acho que votaria em Milk mesmo.

Melhor Roteiro Adaptado
O Curioso Caso de Benjamin Button, de Eric Roth e Robin Swicord
Dúvida, de John Patrick Shanley
Frost Nixon, de Peter Morgan
O Leitor, de David Hare
Quem Quer Ser Um Milionário?, de Simon Beaufoy

4 dos 5 indicados a melhor filme aqui. Slumdog parece ser o favorito. Mas eu votaria em Benjamin Button.

Melhor Animação
Bolt - Supercão
Kung Fu Panda
Wall-E

Wall-E, que ganhou o prêmio de Melhor Filme dos Críticos de Los Angeles, aqui, vai ter que se contentar só com o de Melhor Animação. Nenhum dos outros ameaça.


Melhor Canção
Down To Earth, de Wall-E
Jai Ho, de Quem Quer Ser Um Milionário?
O Saya, de Quem Quer Ser Um Milionário?

Essa é uma categoria que outrora já foi uma das minhas favoritas. Mas nessa década, a coisa ficou punk. Deveria ser abolida. Eles às vezes indicam 5, outras indicam 3. Nunca com uma razão aparente. Ano passado foram 5, sendo 3 de um filme só! Esse ano são apenas 3, sendo 2 de Slumdog. A outra é do Peter Gabriel, que eu estarei na torcida. Principalmente nos anos 80 e 90, as indicadas eram sempre topo das paradas e cantadas por grandes artistas. Eu que vi a lista das canções inscritas e possíveis indicadas fico revoltado vendo esse resultado. Já que o Oscar sofre de queda de audiência, indicar grandes artistas para cantar ao vivo seria uma forma de chamar público. Mas pra quê Mariah Carey, Norah Jones, Bruce Springsteen e Miley Cyrus se a gente pode ter um show indiano com a hedionda Jai-Ho? Vai todo mundo mudar de canal...


Para ver os demais indicados, visite o site oficial: www.oscars.com

Um comentário:

  1. O meu filme favorito é BB. Vale destacar que só vi ele e slumdog. Então, não tenho como julgar. Mas, ao contrário dos que dizem que BB é um filme supervalorizado, penso a mesma coisa de Slumdog. Merecia, sim, um Oscar de edição, talvez de direção. Mas o roteiro é batido. Acerta quem o associa a Cidade de Deus - aliás, muito superior, muito mais coerente e coeso e de um realismo impactante. Aliás, falta realismo em slumdog. Muitas brechas no roteiro, muita inverossimilhança. A começar pelo protagonista, um rapaz polido, com um inglês de acento britânico, que viveu nas ruas por toda a vida? Meio estranho... A história é bonitinha, mas falta muito pra ser um grande filme.

    ResponderExcluir