segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A verdade nos bastidores

Nota: 8,5

Talvez esse seja um dos filmes mais aguardados do ano. Reúne no elenco três dos maiores ícones de Hollywood dos últimos 20 anos, Robert Redford, que também dirige o filme, Meryl Streep e Tom Cruise. Todos dispensam apresentações. Mais um filme com histórias interligadas. Depois de Crash e Babel fazerem sucesso no passado recente, a fórmula é mais uma vez utilizada aqui em Leões e Cordeiros. Só que neste as histórias nunca se encontram apesar de serem muito importante umas pras outras.

Bom, as histórias são as seguintes: um senador recebe uma jornalista em seu gabinete para lhe dar um furo de reportagem. O furo seria a nova estratégia militar americana na Guerra do Oriente Médio. Enquanto isso, um professor de ciências políticas tenta convencer um aluno com um brilhante potencial a levar a vida acadêmica mais a sério. E longe do território americano, acompanhamos a vida de dois soldados americanos na guerra.


Pra mim, o melhor filme que vi no ano. Acho que talvez seja por eu concordar com tudo que tenha sido dito no filme. Vi poucos filmes assim. A Meryl está perfeita como sempre, o Robert (melhor como diretor do que como ator) dá conta do recado, meio passivo, mas convence, e até a arrogância do Tom Cruise cai bem na personagem. O filme é um tanto difícil, ácido, se não prestar bem atenção pode acabar se perdendo. Em nenhum momento as idéias nos são ditas claramente. São expostas lá para que nós possamos captá-las.

O filme não é estereotipado e irresponsavelmente escancarado como Crash, nem tem a mania de grandeza de Babel, por isso me tocou mais que esses dois. Ele passa a sua mensagem sem precisar mastigá-la antes pra nós. Dá pra ver que a guerra não passa de uma propaganda governamental, e quem paga o pato são os socialmente menos favorecidos.

2 comentários:

  1. não sei o que comentar pois não vi o filme. mas sempre fico de orelha em pé com americano fazendo auto-crítica. tende a ser turvo. mas acho o RR um cara bem intencionado, não vou negar.
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vitor! Vi atraves do google que vc pos um link do meu site escreva lola escreva. Agora nao eh mais um site, eh um blog. Sera que vc poderia "corrigir" a informacao? Eh www.escrevalolaescreva.blogspot.com
    Daqui a pouquinho vai ter tudo que tinha no site, todos os arquivos antigos... Abraco da Lola
    Ah, vc vai participar do meu tradicional bolao do Oscar, nao vai?

    ResponderExcluir